quarta-feira, dezembro 10, 2008

Obama promete ousadia contra mudança climática

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta terça-feira adotar medidas "drásticas e ousadas" contra a mudança climática, assim que chegar à Casa Branca, em 20 de janeiro. Obama e o vice-presidente eleito, Joe Biden, se reuniram hoje em Chicago - onde o futuro líder prepara-se para assumir o poder - com o ex-vice-presidente e prêmio Nobel da Paz Al Gore, para discutir como estimular a economia através da implementação de políticas ambientais e energéticas. Em breves declarações à imprensa após a reunião, Obama afirmou que o objetivo do encontro foi "escutar e aprender" com Gore e o trabalho desenvolvido em favor do meio ambiente.

Em uma aparente crítica à Administração do presidente George W. Bush, que questionou a existência da mudança climática ou que fosse causada pelas atividades humanas, o futuro chefe da Casa Branca disse que "acabou o momento dos atrasos" e "de negar" o que é evidente.

"Nós três acreditamos no que os cientistas estão nos contando há anos, que se trata de uma questão urgente e de segurança nacional, e que deve ser tratada de maneira séria. Isso é o que pretendo que meu governo faça", afirmou.

Obama afirmou que, embora a mudança climática seja um problema sério, também representa uma "oportunidade". Dentro do plano idealizado para a recuperação econômica do país, que passa por uma grave crise, o governante eleito estuda fomentar a criação de empregos que estimulem um replanejamento de como se usa a energia.

Também procura "pensar como melhoraremos a eficiência, para fazer com que nossa economia seja mais forte, com que fiquemos mais seguros, reduzamos nossa dependência do petróleo estrangeiro e sejamos competitivos durante décadas, ao mesmo tempo em que salvamos o planeta", ressaltou. "Não vamos deixar passar esta oportunidade", afirmou Obama, que, para isso, se comprometeu a colaborar com republicanos, democratas, empresários e personalidades como Gore: "todo mundo que tiver algo em jogo neste assunto, e esses somos todos." (...)

"Quero iniciar medidas drásticas e ousadas que tornem o futuro melhor para nossos filhos", disse o presidente eleito, que afirmou que pensa em fazer isso durante os próximos dois anos. (...)

(Terra)

Nota: Que medidas "drásticas e ousadas" serão essas só o tempo dirá... Leia mais sobre o ECOmenismo clicando no marcador abaixo.