segunda-feira, dezembro 29, 2008

A superação pela fé

Deu na Época desta semana: "Quando os cristãos passaram a celebrar o Natal, instituído pelo papa Libério no ano 354, tomaram emprestada uma data já cultuada em celebrações pagãs. O solstício de inverno, a noite mais longa do ano no Hemisfério Norte, era festejado havia séculos. Entre os persas, comemorava-se o 'nascimento do deus sol invencível' – ou Mitra, divindade que, segundo a mitologia, teria se aliado ao astro rei para garantir luz e calor na Terra. (...) Ao cristianizar as festas pagãs, a Igreja Católica adotou o dia 25 de dezembro como o do nascimento de Jesus, identificando Cristo com o Sol que os pagãos veneravam.

"A idéia associada ao Natal é que o menino Jesus ilumina as pessoas que estão na penumbra, na escuridão, diz Fernando Altemeyer, professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: 'Quando as pessoas encontram o amor de Deus, as coisas mais difíceis podem ser amenizadas. Assim, elas podem conseguir reconstruir a sua vida.'

"Ao associar a esperança de prosperidade dos cultos pagãos ao nascimento de Cristo e aos ensinamentos que ele deixou, o Natal se converteu numa data carregada de simbologias ligadas à vida, à fé e à perseverança. (...)

"Para quem viveu uma situação dramática, a chegada do Natal traz a perspectiva de novos sentidos onde só havia escuridão. 'Até mesmo uma mãe que perdeu um filho pode perceber o apoio que recebeu das pessoas que jamais imaginou que iriam confortá-la', afirma o teólogo Altemeyer."

A matéria prossegue citando casos de pessoas que viveram tragédias pessoais, mas que foram consoladas e fortalecidas pela fé. Isso é bíblico. O Salmo 23 diz que o Bom Pastor nos ajuda a atravessar o "vale da sombra e da morte". Noutro Salmo, é dito que Deus é nosso "refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia". Isso não é algum tipo de "efeito psicológico", como querem alguns. É um fato sobrenatural (por mais contraditória que essa expressão pareça). Quando as angústias da vida nos mostram que inteligência, dinheiro, poder e amigos nos são insuficientes, Deus oferece a resposta e preenche o vazio.

Experimente Deus em 2009. Ele está ansioso para caminhar de mãos dadas com você.

Leia também: "Benefícios da fé"