quarta-feira, dezembro 10, 2008

Uma hora sem PC

Talvez você não saiba, mas a internet polui, e muito! Ela já é responsável por 2% de todas as emissões globais de CO2 (mesma quantidade de poluição gerada pelos aviões). Isso acontece porque os computadores que sustentam a rede são movidos a energia elétrica. Quando essa energia é obtida pela queima de carvão ou outros combustíveis, polui. (Revista Superinteressante, out/2008.)

Preocupados com o número de horas gastas pelos brasileiros em frente ao computador, um grupo de alunos do 3º ano de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) lançaram ontem uma campanha de uso consciente do computador. O objetivo é incentivar as pessoas a tirarem uma hora do dia para praticar atividades que não consumam os mesmos tipos de energia. Pode ser a prática de esportes, aulas de música, estudos individuais, conversa com amigos e inúmeras atividades que podem ser feitas sem o uso do computador.

Hoje, cerca de 17 milhões de pessoas morrem com problemas de coração. Se elas tirassem uma hora para exercícios físicos já seria suficiente para evitar esse problema. Falemos de outra área, relacionamentos. Pesquisas revelam que o fator principal para os divórcios é a falta de diálogo. Imagine o que uma hora de conversa por dia entre os casais não poderia evitar.

O slogan da campanha é “1h100PC Se liga! Desliga”. Já são mais de 200 cadastrados na comunidade do Orkut, com perspectivas de crescimento elevado. A meta é envolver um milhão de pessoas em menos de um ano. Também foram realizadas ações teasers no campus da faculdade. A principal delas foi a presença de monitores de computador pendurados pelo fio para fora da janela do quarto. Uma atitude totalmente radical, que chamou a atenção de todos que viram.