domingo, janeiro 11, 2009

Crianças religiosas são mais felizes

Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, para que as crianças sejam mais felizes é necessário encorajá-las a desenvolver forte senso de valor pessoal. O estudo mostrou que crianças entre 8 e 12 anos que sentem que sua vida tem sentido e valor, e que desenvolvem relações profundas e de qualidade – ambos os aspectos favorecidos pela religiosidade/espiritualidade – são mais felizes. Por outro lado, formalidades religiosas tiveram pouco efeito na felicidade delas. As descobertas foram publicadas na revista científica Springer's Journal of Happiness Studies.

Tanto a espiritualidade quanto a religiosidade já foram ligadas a maior felicidade em adultos e adolescentes, mas poucos estudos haviam sido realizados com crianças pequenas. Um total de 320 crianças de escolas públicas e religiosas completaram questionários sobre a própria felicidade, espiritualidade, religiosidade e temperamento. Os pais também responderam sobre a felicidade e temperamento dos filhos.

As crianças mais espirituais se disseram mais felizes. Valores pessoais e relações profundas e de qualidade com outras pessoas foram aspectos importante para determinar o nível de felicidade. A espiritualidade foi responsável por 27% das diferenças nos níveis de felicidade entre as crianças.

O temperamento também é um fator importante para prever a felicidade. Crianças mais felizes eram mais sociáveis e menos tímidas. A relação entre espiritualidade e felicidade permaneceu forte mesmo quando os pesquisadores levaram em conta o temperamento das crianças. No entanto, as práticas religiosas, incluindo visitas à igreja, orações e meditação, tiveram pouco efeito na felicidade das crianças. Talvez até porque elas não compreendem bem esses componentes da vida religiosa cujo objetivo, se bem entendido e vivido, é justamente desenvolver a espiritualidade e não promover o formalismo religioso.

“Aumentar o valor pessoal pode ser um fator chave na relação entre a espiritualidade e a felicidade”, de acordo com os autores. Eles sugerem que estratégias que focam em um aumento do valor pessoal nas crianças como expressar carinho aos outros e lembrar desses atos de bondade, assim como atos voluntários e de altruísmo, podem ajudar a tornar uma criança mais feliz.

Nota: Cada vez fica mais claro que a religião proposta por Jesus Cristo atende mais adequadamente aos anseios humanos, desde a infância até o fim da vida. Jesus estimulou a religião do amor a Deus e ao próximo e combateu o formalismo judaico de Seus dias. Ensinou que Deus é Pai e que podemos ir diretamente a Ele, a fonte do amor. A forma de encarar a vida da sociedade secularizada e do naturalismo filosófico (darwinismo) acaba por lançar as pessoas no vazio da falta de sentido, afinal, somos apenas “macacos pelados” e estamos fadados à extinção, não é? Parafraseando as faixas ateístas colocadas nos ônibus britânicos: “Existe Deus. Agora pare de se preocupar e seja feliz!”[MB]

(Science Daily)