segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Alunos que começam mal

Sexta-feira, estava dirigindo pela cidade, quando fui abordado por um grupo de “bixos”, moças e rapazes recém-aprovados no vestibular. Alguns traziam orgulhosamente pintada na testa a sigla USP. Outros tinham na camiseta o nome do curso para o qual haviam passado. Quando parei no semáforo, fui abordado por alguns deles. Uma moça me mostrou um copinho plástico e pediu uma moeda, atrás dela, uns rapazes abraçados seguravam latas de cerveja. Claro que o dinheiro era para financiar a festa, por isso, embora entendesse a alegria deles (também já fui “bixo”), resolvi não dar o dinheiro. Hoje, quando li a nota abaixo no blog Page Not Found, lembrei-me daquela moçada e até os considerei bem inocentes:

“Alunas da prestigiada e tradicional universidade britânica de Cambridge passaram por um controvertido ritual de iniciação em uma sociedade clandestina estudantil na instituição de ensino. As estudantes simularam sexo oral e puseram camisinhas com a boca em bananas que saíam do zíper da calça de alunos. Em outra tarefa, as alunas tiveram que tomar doses consideráveis bebida alcoólica tendo os braços atados ao corpo com fita adesiva. Já embriagadas, as moçoilas tiveram que dançar com anões vestidos de Oompah Loompa (aquelas da ‘Fantástica Fábrica de Chocolate’).

“O clube é composto só por mulheres. O sexo masculino só entra nas provas de admissão à sociedade, chamada de Newnham Nuns (As Freiras de Newnham). As fotos da sessão vazaram na internet e deixaram a direção de Cambridge de cabelo em pé.

“As universidades britânicas estão cheias de sociedades estudantis, que possuem os mais estranhos rituais de iniciação. Veja alguns exemplos:

“The Wyverns (Magdalene College): os candidatos têm, entre outras coisas, que beber uma pint de água com um peixe vivo dentro (não sei se o peixe também é consumido).

“The Ferretz (reúne várias universidades): os interessados devem tomar 80 doses de bebida alcoólica, incluindo uma garrafa inteira de gim. Tudo termina com mais uma garrafa de vinho do porto filtrada por camisinha (não sei se usada).”

Que belo começo para profissionais e líderes que vão ditar os rumos da sociedade...