quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Sugestão de pauta

Enviei o e-mail abaixo à redação das três principais semanais do Brasil (Veja, IstoÉ e Época). Fiz isso outras vezes no passado. Vejamos o que acontece agora...

Prezados Srs. Editores:

Estamos vivendo um momento interessante no que diz respeito às discussões sobre as origens. Darwinistas e criacionistas estão imersos numa batalha ideológica que poderia ser evitada, se ambos os lados pudessem expor devidamente suas ideias, divergências e convergências. Infelizmente, nota-se que a grande imprensa no Brasil não tem dado espaço para os proponentes do criacionismo, nem do movimento do design inteligente (DI). Concorde-se ou não com eles, não dá para ignorar que, como fenômeno cultural, o assunto tem interesse jornalístico. Via de regra, o que se tem publicado por aí são artigos com uma interpretação (quase sempre preconceituosa) do que seja criacionismo e/ou DI. Por que não entrevistar um teórico de peso de uma dessas correntes a fim de que tenha a oportunidade de elucidar os argumentos e o modelo que defende?

Assim, sugiro uma entrevista com alguém como o Dr. Michael Behe (autor do best-seller A Caixa Preta de Darwin), Pillip Johnson (conhecido defensor do DI, autor de Darwin no Banco dos Réus), Dr. Marcos Eberlin (diretor do Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas, na Unicamp), Dr. Ruy Vieira (presidente da Sociedade Criacionista Brasileira) ou o Dr. Nahor Neves de Souza Jr. (professor do Unasp e diretor da filial brasileira do Geoscience Research Institute). Qualquer um deles daria o contraponto necessário à festa que vem sendo feita em louvor a Darwin.

Se quiserem manter contato com essas pessoas, posso ajudar.

Atenciosamente,

Michelson Borges
Jornalista

Leia também: "Apedrejando a própria liberdade"