quarta-feira, abril 15, 2009

Contradições do jornalismo global

O Bom Dia Brasil me decepcionou mais uma vez ao tratar de assuntos científicos. Relatando e apresentando o Lago da Pedreira, no interior paulista, a repórter descreve as particularidades da região: "Com câmeras especiais para filmar debaixo da água, o mergulhador submerge, acompanhando os paredões até a descoberta dos naufrágios. Os carros mais antigos já não têm muitas peças. Em volta das carcaças, cascudos e tilápias passeiam. Os peixes vivem da matéria orgânica que cai na água, já que lá dentro é só calcário. Para Reginaldo, que trabalha em uma fundição, a água gelada e os naufrágios são a melhor maneira de combater o estresse da semana."

 

Em seguida, a apresentadora Mariana Godoy indaga que "ninguém sabe exatamente como os cascudos e as tilápias chegaram até o Lago da Pedreira. A principal hipótese é que alguém resolveu colocar os peixes lá para pescar depois".

 

Interessantíssimo e decepcionante, pois eu esperava uma resposta de acordo com o evolucionismo e não com o criacionismo. Ninguém sabe como o homem apareceu. Será que, na visão global, Alguém não o colocou na Terra? Qual teria sido a reação de Marcelo Leite com a reportagem? Fiquei frustrado pelo fato de eles não terem coerência. Pobres criaturas que vagam no vazio existencial!
 
O link para assistir à matéria completa está aqui.
 
(Ruben Holdorf, jornalista)