sexta-feira, abril 24, 2009

Formigas escolhem melhor local para colônias

As formigas tem grande capacidade inata para escolher o melhor local para seus ninhos, de acordo com uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha. Os pesquisadores instalaram minúsculos transmissores de rádio para identificação e observação das formigas. No experimento, as formigas puderam escolher entre dois ninhos, um próximo mas pior e outro melhor, mas nove vezes mais distante. "Formigas que encontraram primeiro o ninho próximo tendiam a procurar outro, enquanto que as que foram primeiro ao ninho distante, se fixaram por lá", disse Elva Robinson, que liderou a equipe de estudos da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Bristol. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira na revista especializada Proceedings of the Royal Society B.

O melhor ninho era escolhido apesar do fato de poucas formigas, individualmente, terem feito comparações diretas entre os locais examinados. Na busca de um novo ninho para a colônia, as formigas da rocha enviam formigas exploradoras antes, para descobrirem novos ninhos e avaliar os locais. Feita a escolha, essas formigas exploradoras trazem para o novo ninho outras formigas, que vão preparar o local para a instalação da colônia e a vinda do resto das formigas.

Aproximadamente 41% das formigas que visitaram o local pior e mais próximo depois trocaram o local do ninho para o que ficava mais longe do antigo ninho. Apenas 3% das formigas que visitaram o ninho mais distante em primeiro lugar depois fizeram a troca para o ninho mais próximo.

Robinson afirma que outros animais, incluindo humanos [sic], que usam avaliação comparativa, com frequência tomam decisões "irracionais", devido ao contexto no qual as opções são comparadas, entre outros fatores. "A regra das formigas leva a uma avaliação absoluta da qualidade do ninho que não está sujeita a esses riscos, e dispensa a necessidade de memorização e comparação de cada local visitado."

Assim, o comportamento individual simples substitui a comparação direta, facilitando uma escolha eficaz entre locais para a colônia se instalar", acrescentou.

(Estadão)

Nota: Para quem pensava que isso era coisa de simples formigas... Aliás, nunca é demais recordar o que escreveu Salomão: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio" (Pv 6:6).[MB]