segunda-feira, abril 06, 2009

Nos bastidores do evolucionismo

A imprensa em geral tem dado grande destaque ao fato de neste ano serem comemorados o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação do livro Origens das Espécies, em que o cientista propõe a teoria da evolução a partir de um ancestral comum, por meio da seleção natural.

A origem da vida não se restringe aos bancos acadêmicos e toma conta dos questionamentos da sociedade. Debates são promovidos a fim de apresentar as posições e ideias sobre o começo de tudo.

O posicionamento da grande imprensa é explicitamente parcial. De maneira tendenciosa a mídia tem apresentado o evolucionismo como a verdade irrefutável, comprovada pelo racionalismo científico. Pouco se tem falado e mostrado sobre o criacionismo, e quando é apresentado é de modo pejorativo, como sendo um atraso.

Para falar sobre a tendência da mídia em relação ao evolucionismo e sua influência na sociedade, o Portal da Educação Adventista entrevistou por e-mail o jornalista Michelson Borges, que é editor de notícias da Revista Adventista e da revista Conexão JA. É autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio (sobre criacionismo), Nos Bastidores da Mídia e da Série Grandes Impérios e Civilizações. Mestrando em Teologia pelo Unasp, é membro da Sociedade Criacionista Brasileira, tem participado de seminários criacionistas por todo o Brasil e mantém o blog www.criacionismo.com.br

Segundo Michelson Borges a liberdade de opinião defendida pela mídia é relativa quando o assunto é a origem da vida. “Na verdade, querem é blindar o darwinismo das discussões científicas, e nada melhor para isso do que dizer que uns religiosos fundamentalistas estão aí criando confusão”, argumentou.

De acordo com o jornalista, a visão darwinista vai além dos conceitos científicos, pois proporcionou também consequências que influem em toda a sociedade. Acompanhe a seguir a entrevista e veja mais detalhes dos bastidores da teoria da evolução, e como essa linha de pensamento tem atuado nos diversos meios sociais. [Leia mais]