terça-feira, abril 14, 2009

O leite derramado

Prezado Marcelo Leite, ao ler seu artigo "Ciência Paranormal" (Folha de S. Paulo, 12/04/09) afirmando que "os céticos e criacionistas não param de pé sem uma conspiração repressora de governos, imprensa leiga e periódicos científicos para calar os que bebem a Verdade de fontes a que só eles, os escolhidos, têm acesso", lembrei-me de uma fala sua, em conferência na USP - se não me engano, em 2006 -, quando, ao ser questionado sobre os avanços do design inteligente e o criacionismo no Brasil, você foi tão ligeiro e econômico quanto o personagem bíblico Onã: "Não damos espaço."

 

Por falar em Onã (Gn 38:8-10), não resisti ao trocadilho, após ler o seu artigo: não adianta chorar sobre o "leite" derramado... Mas uma frase do seu texto entra para a história do jornalismo e da ciência brasileiros: "O IPCC pode não ser santo, mas é honesto e transparente." O que significa exatamente "não ser santo", Marcelo? Ironia ou um lapso freudiano?

 

Causou-me pasmo e tristeza que você viesse a parafrasear um dos slogans mais "honestos e transparentes" já vistos em uma campanha eleitoral: "Maluf não é santo, mas faz."

 

Curioso que, atualmente e a exemplo do IPCC, outra confraria de gigantes vindique para si os encômios de "honestidade e transparência": o Senado Federal, que, de igual modo, também admite "não ser santo".

 

Apesar de fustigados pelos sabujos da mídia, Marcelo, os criacionistas buscamos, ao contrário do IPCC, atender a um dos requisitos do nosso injustiçado Criador: "Sede santos como Eu também sou santo" (1Pe 1:16; Lv 11:44; 19:2; 20:7 Am 3:3).

 

É tão somente por tal requisito que a nossa "honestidade e transparência" produzem conclusões por vezes diversas das conclusões decorrentes da "honestidade e transparência" do IPCC (e, por que não?, do Senado e de Paulo Maluf).

 

Nossa "honestidade e transparência" podem até não rezar por certos... cânones da Nomenklatura Científica, mas a "fonte" da nossa "Verdade" não é exclusiva a "escolhidos". Nós a partilhamos de bom grado com todos que dela queiram beber.

 

Essa Fonte - que não é só nossa - é Santa. E é também Honesta e Transparente. Dela beberam Galileu, Kepler, Newton, Pascal e Pasteur, entre muitos.

 

E, creia-me, ela pode aumentar significativamente a nossa expectativa de vida.

 

Atenciosamente,

 

Marco Antonio Dourado

Curitiba, PR