sexta-feira, abril 10, 2009

Querem mais Darwin nas escolas

A revista Nova Escola (Editora Abril) deste mês traz como matéria de capa "A Origem da Vida". O subtítulo é, como se podia esperar no "ano de Darwin", tremendamente ufanista: "Com a Teoria da Evolução, o inglês Charles Darwin explicou que todos os seres vivos surgiram de um organismo semelhante a uma bactéria. Entenda como ele chegou a essa conclusão e a importância disso para a sala de aula." Darwin explicou isso, é? Que eu saiba ele explicou bem foi a variabilidade entre os seres vivos, propondo o mecanismo da seleção natural. O resto é especulação. A revista ilustrou a capa com a foto do que parece ser uma célula em processo de divisão. Deram um tiro no pé, já que foi justamente por causa das pesquisas que revelaram a ultracomplexidade da célula que a teoria do design inteligente ganhou força. Já é difícil (senão impossível, sob a ótica naturalista) explicar a origem da informação genética; imagine explicar o fato de que toda essa informação é perfeitamente (salvo raras anomalias) duplicada antes de a célula se dividir. A origem da informação complexa especificada, sem a qual a primeira célula não poderia existir, continua sendo um dos grandes mistérios da vida - mas a Nova Escola nem se atreve a tocar no assunto. Antes, afirma enfaticamente que a "escola tem o dever de transmitir esse saber [darwinista] a todos os seus alunos". [Leia mais]

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