quinta-feira, abril 02, 2009

São Paulo em duas rodas

Ontem tive o privilégio e o prazer de hospedar em minha casa o triatleta George Silva de Souza, mais conhecido como “Atleta da Fé” (leia o testemunho dele aqui). Conheço o irmão George já faz algum tempo e, desde então, tenho acompanhado suas aventuras missionárias. Ele corre, pedala e anuncia a volta de Jesus, ao mesmo tempo em que defende um estilo de vida saudável. Ajudei a editar o livro dele, lançado pela Casa Publicadora Brasileira e intitulado Conquistando o Brasil (nessa obra ele conta como foi correr e pedalar por todos os Estados brasileiros, num percurso de quase nove mil quilômetros). Também participamos juntos de uma caminhada pela Mata Atlântica, para uma reportagem publicada na revista Conexão JA.

Desta vez, com apoio e patrocínio do Centro Universitário Adventista (Unasp), campus Engenheiro Coelho (parabéns ao Pr. Paulo Martini pela iniciativa), a missão do George é percorrer 2.100 quilômetros no Estado de São Paulo para falar nas escolas adventistas sobre a importância de se praticar esportes e ter um alvo na vida. “Use o esporte como uma escada para o sucesso”, diz George.

Depois de apresentar palestras no Colégio Adventista de Sorocaba, George veio para Tatuí, percorrendo 83 km. Ele preferiu uma rota um pouco mais longa, porém, mais segura, e chegou por volta das 21h. Encontramo-nos na Rodoviária e sugeri levar a bike no porta-malas do meu carro, mas o George disse que iria me seguindo. Rodamos mais dois quilômetros até chegar a minha casa (o que eram dois quilômetros para alguém acostumado a pedalar 100 km em menos de quatro horas?).

Depois de um banho relaxante e um lanche reforçado preparado por minha esposa, o George nos contou a respeito desse novo projeto que consiste em visitar 42 escolas adventistas espalhadas pelo Estado de São Paulo. Além de fotografar cenas do percurso, ele escreve um diário de viagem que está sendo publicado num blog hospedado no site do Unasp (confira aqui).

Depois de completar essa missão para o Unasp, no dia 8 de maio, George planeja retomar a “conquista” dos países da América do Sul. Em 2007, ele teve que interromper a jornada em Zapala, na Argentina, depois de percorrer 8.200 km no Uruguai, Argentina e Paraguai. E é de Zapala que ele pretende recomeçar a aventura esportivo-missionária. O plano maior do Atleta da Fé, que está com 48 anos de idade, é alcançar todos os países do mundo, levando a mensagem da volta de Jesus. Conhecendo-o como conheço, apenas uma coisa o impediria de completar a tarefa: Jesus voltar antes.

Michelson Borges