sexta-feira, abril 10, 2009

Semana Santa em Bangkok

A semana santa é a data ideal para olhar, sentir, comover e emocionar-se ante o sacrifício de Jesus por nós. Devemos partilhar esses sentimentos e impressões, além do significado deles, com pessoas não-cristãs, afinal, Cristo veio salvar a todos, inclusive o mundo não-cristão. Aceitar a Cristo é aceitar uma nova ordem mundial, que está muito bem descrita nas bem-aventuranças do Sermão da Montanha. Ser pobre dos bens deste mundo, chorar ante a injustiça, lutar pela justiça, buscar a paz, ser perseguido pelo evangelho. Essa mensagem foi, é e será sempre pregada por cristãos sinceros de todas as religiões enquanto este mundo existir; será pregada também aos habitantes de outros mundos que não passaram pela lamentável experiência de se separar de Deus, bem como pela emocionante experiência de ser salvo por Ele.

Mas a Páscoa de 2009 terá notícias lamentáveis. Além do trágico terremoto da Itália, temos um levante popular na Tailândia. Considerando a Páscoa e a nova ordem mundial dos homens (que difere frontalmente da de Cristo), convém uam análise.

Os tailandeses demandam e exigem a resignação do seu primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, pois ele representa as odiosas forças ditatoriais que tomaram o poder em 2006 num golpe militar. Eles também exigem que o poder seja entregue ao ex-premiê Thaksin Shinawatra, também deposto no referido golpe por conta do qual autoexilou-se em protesto.

Mas o que pouca gente sabe é que uma das causas de o protesto assumir proporções tão grandiosas é o fato de a Tailândia ser um país budista, mas Abhisit Vejjajiva, influenciado pela nova ordem mundial dos homens e pelas forças religiosas do ocidente cristão, decretou que esta sexta-feira seja feriado, como foi noticiado no Bom Dia Brasil de hoje, na TV Globo.

Pois eu, que sempre participo de eventos religiosos extremamente emocionantes, nessa época; que já fui ao Fogaréu, linda festa pascoal que ocorre em Goiás Velho (GO), desejo que todos os tailandeses, chineses e todos os outros pagãos do mundo venham a prostrar-se em lágrimas aos pés da cruz de Cristo e aprendam Sua história única e singular de que o Deus Todo-Poderoso, o Elohim (Criador de tudo), o Adonay (Senhor de Tudo), o Elyon (Deus Altíssimo), El Shadday (Deus dos Exércitos) desceu em forma frágil e humana, morou numa cidadezinha pobre, violenta e corrupta, socorreu e curou os doentes e aflitos, abençoou as criancinhas, foi perseguido, julgado e morto injustamente. Morreu de forma horrenda, sob as zombarias mais cruéis; sentiu uma dor sobre-humana, pois carregava os pecados do mundo.

Isso não pode acontecer pela força, como quer a nova ordem mundial dos homens. Isso só ocorre com a nova ordem mundial de Cristo. Quando cristãos deixam as salas do poder e da riqueza e humildemente dirigem-se aos necessitados, curam-lhes as doenças, ajudam-lhes na educação das suas crianças e pregam por palavras e por ações o amor de Jesus.

Essa nova ordem mundial de Cristo só gera paz, fraternidade, entendimento e respeito mútuo. Aí, sim, poderemos ter a Semana Santa em Bangkok, em Formosa, Nova Delhi, Tóquio e mesmo nos lares de um pagão, que pode ser um homem de fé; afinal, foi num pagão (o centurião romano) que Cristo achou mais fé do que em todo Israel.

(Silvio Motta Costa, professor em Campinas, SP)