segunda-feira, maio 18, 2009

Arte elaborada na "pré-história"

Uma estatueta feminina com seios e quadris aumentados data de ao menos 35 mil anos [sic] e mostra que os antigos humanos pensavam em sexo, afirmaram pesquisadores na quarta-feira. A estatueta de 60 milímetros de altura provavelmente é a mais antiga peça do tipo já descoberta e sugere que a arte no Paleolítico era muito mais complexa do que se pensava, escreveu Nicholas Conard, da Universidade de Tubingen, na Alemanha, na revista Nature. A datação feita com radiocarbono indica que a peça retirada de uma escavação arqueológica no sul da Alemanha, perto do vale do Danúbio, tem ao menos 35 mil anos, afirmam os pesquisadores.

"A descoberta precede as Vênus bem conhecidas da cultura gravetiana em ao menos 5 mil anos e muda radicalmente nossa percepção sobre o contexto e o significado dos primórdios da arte paleolítica", escreveu Conard. "Antes desta descoberta... a representação feminina era completamente desconhecida."

Os seios aumentados, a barriga saliente e os quadris largos da estatueta também deixam claro que o simbolismo sexual estava presente há dezenas de milhares de anos, escreveu Paul Mellars, da Universidade de Cambridge.

(BOL Notícias)