terça-feira, maio 19, 2009

Atitude estranha do CACP

Segundo o "Quem somos" de seu site, o Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP), fundado em 1998, "é uma organização evangélica paraeclesiástica e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas". Entre as denominações consideradas "seitas" por eles está a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que aparece no mesmo "pacote" com espíritas, católicos, mórmons e testemunhas de Jeová. Bem, isso não vem ao caso (afinal, como disse o escritor adventista George Knight, "mais importante que ser evangélico é ser bíblico"). O que me causou estranheza foi a publicação no site deles do meu texto "Mais um ataque do ex-cristão Bart Ehrman", sem a indicação da fonte e autoria. Enviei um e-mail para eles pedindo que colocassem o devido crédito, e recebi um e-mail encaminhado que, creio, não deveria ter vindo para mim. Veja só o conteúdo da troca de e-mails entre duas pessoas do CACP (vou omitir os nomes):

"Graça e Paz, por parte do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ok, veremos quem enviou e porque não citou a fonte. Obrigado. Pr. A." [Essa foi a resposta que recebi deles; em seguida, outra pessoa escreveu o seguinte:]

"Cara, olha a m[...] que tá dando. O [fulano] não sabe que o Michelson trabalha na CPB? D."

[E a resposta de um certo J.:]

"Apesar do cara trabalhar na CPB, ele só reclamou que o artigo não citava a fonte - o que eu já arrumei... Apesar de eu ter mudado bem o artigo antes de publica-lo no site do CACP... Outra coisa, o A. já havia me avisado disso e a resposta dele foi pela tangente, ou seja, mostrou que o artigo não tinha fonte por ter sido enviado sem... Isso é perfeitamente aceitável..."

Resultado: primeiro eles alteraram meu artigo publicado no Observatório da Imprensa e omitiram a autoria. Depois, quando educadamente os avisei disso, eles preferiram retirar meu texto do ar, muito embora tenha passado no crivo do CACP. Abaixo do texto estava: "Este artigo foi enviado por email. Depois avaliado pelo CACP e aprovado para publicação. Lembrando que cada autor é responsável pelo seu artigo." Por isso pedi para colocarem meu nome, afinal, como me responsabilizar por um texto cuja assinatura havia sido omitida?

Lamento todo esse constrangimento. Mas lamento mais ainda porque suspeito que meu texto foi cortado pelo fato de eu ser membro da "seita" adventista. Que pena...