quinta-feira, maio 28, 2009

Escolas de São Paulo receberam livros impróprios

O governo de São Paulo enviou a alunos de terceira série um livro feito para adolescentes, que possui frases como “nunca ame ninguém. Estupre”. O livro Poesia do Dia – Poetas de hoje para leitores de agora foi enviado às escolas há cerca de duas semanas para ser usado como material de apoio. A obra é uma coletânea de poesias. Tem frases como “tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto”; e “Odeie. Assim, por esporte”. A publicação foi entregue a alunos da faixa etária de nove anos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Foram distribuídos 1.333 exemplares.

Memórias Inventadas, de Manoel de Barros, é outro livro inadequado. Desta vez, é para a sexta série. O livro do poeta premiado tem vários textos eróticos. Foi entregue à reportagem do SPTV pela mãe de um aluno que pediu para não ser identificada. Ela disse que o filho dela teve de fazer um trabalho escolar a partir da obra que conta experiências sexuais.

O secretário de Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, admitiu que houve falha na escolha do livro Poesia do Dia – Poetas de hoje para leitores de agora. “Houve erro de descuido. É um erro que tem de ser reparado.” Segundo ele, os livros estão sendo recolhidos nas escolas.

Na semana passada, foi noticiado que a mesma secretaria havia distribuído a escolas um livro com histórias em quadrinhos com palavrões e conotação sexual. (...)

Em outro caso, também neste ano, alunos da 6ª série do ensino fundamental receberam livros em que o Paraguai aparecia duas vezes no mapa e a Venezuela foi esquecida.

(G1 Notícias)

Nota: Alguém aprovou a compra. E agora quem vai pagar a conta? Curiosamente, muitos desses educadores que fizeram vista grossa para o conteúdo reprovável de tais livros não aceitam que se ensine criacionismo nas escolas públicas e até aceitam (ou ignoram) erros científicos em livros de Biologia.[MB]