segunda-feira, maio 11, 2009

Inteligência de corvos intriga cientistas

Os corvídeos, uma família de aves que inclui corvos e gralhas, têm surpreendido cientistas com sua capacidade de memória, habilidade de empregar raciocínios complexos e uma capacidade extraordinária de criar e usar ferramentas. Betty, um corvo da Nova Caledônia, impressionou cientistas com suas habilidades de criar ferramentas, o que foi relatado pela primeira vez na revista científica Science em 2002. Pesquisadores do grupo de ecologia comportamental da universidade de Oxford estavam testando como os corvos da Nova Caledônia selecionavam ferramentas. Perto dos corvos foram colocados um mini-balde cheio de comida, dentro de um tubo, e vários pedaços de arame, alguns retos e outros com pontas de gancho. O objetivo era ver se os corvos escolheriam os arames dobrados para pescar os baldes.

Mas Betty surpreendeu a todos quando escolheu um arame reto e usou o bico para dobra-ló como um gancho para pegar o balde de comida.

Foi a primeira vez que um animal foi observado criando uma nova ferramenta para uma tarefa específica, sem um período prolongado de tentativa e erro.

Cada vez mais, cientistas estão observando comportamento inteligente em corvídeos, e agora estão tentando entender por que esse grupo de aves tem habilidades tão desenvolvidas.

(BBC Brasil)

Nota: “Faça perguntas às aves e aos animais, e eles o ensinarão. Peça aos bichos da terra e aos peixes do mar, e eles lhe darão lições. Todas essas criaturas sabem que foi a mão do Deus Eterno que as fez” (Jó 12:7-9 BLH).