sexta-feira, maio 08, 2009

Lições do Capitão Kirk

Aproveitando o lançamento do novo filme da série Jornadas nas Estrelas, o portal Terra publicou interessante artigo sobre as qualidades de liderança do lendário capitão Kirk. Eis aqui algumas das que julgo mais relevantes:

1. Nada é mais importante do que sua nave. De todas as suas características, a mais marcante era a paixão que o Capitão Kirk sentia pela Enterprise e sua tripulação e isso nunca o tirava da rota. Se você tem uma missão, pegue-a com as duas mãos, proteja sua equipe, cobre resultados e faça por merecer a responsabilidade que depositaram em você.

2. Tenha amigos com opiniões diferentes. Kirk formava com o frio Sr. Spock e o emotivo Dr. MacCoy um trio de primeira qualidade. Grande parte das decisões tomadas era avaliada pelos dois consultores, obviamente com visões totalmente ímpares. Isso é ótimo para poder pesar os prós e contras de questões importantes e enxergar diferentes aspectos de uma mesma questão. Arrume os seus.

3. Só que quem manda na nave é você. Se seu cargo é de chefia, espelhe-se em James Tiberius Kirk. Ele até podia pegar opiniões diversas, mas a palavra final era dele. A responsabilidade da decisão também.

4. Respeite seu inimigo. O Capitão podia ser terrível com seus inimigos, fossem eles Klingons, Romulanos ou terráqueos poderosos como Khan, mas nunca os subestimava ou os considerava menos que ele. Na realidade, seu senso de justiça acabava até fazendo com que até o mais feroz nêmeses o admirasse.

5. Temperança e agressividade fazem um bom líder. Em um dos melhores episódios da série clássica, "O Inimigo Interior", Kirk é dividido em duas partes, seu lado calmo e passivo e o lado agressivo e emocional. Nenhum dos dois consegue tomar uma decisão importante porque o primeiro quer agradar a todos e o segundo só se descontrola. O que leva Spock a compreender que um líder de verdade sabe pesar e combinar essas duas facetas: compreensão e firmeza.

6. Se tiver que fazer algo bem feito, faça você mesmo. O cara podia ser o capitão da nave mas não hesitava em descer em planetas com uma arma phaser na mão, se enfiar em tubos Jefferies (aqueles tubos internos para os engenheiros da nave) ou programar ele mesmo um computador. Não é porque você tem a direção das coisas que deve ficar apenas sentado dando ordens. Mostre à equipe que você faz parte dela.

7. Transforme seus defeitos em qualidade. Todos hão de convir que William Shatner era um ator ruim de doer com seu jeito pausado e dramático de interpretar, sendo zombado até hoje por inúmeros comediantes. Mas foram essas deficiências que imprimiram a marca no ator e em seu personagem e os tornaram tão famosos. Só não faça como ele e tente dirigir um filme ou gravar um disco com sucessos como Mr. Tambourine Man pois aí seus defeitos podem realmente aparecer por completo.