terça-feira, maio 12, 2009

Marcelo Gleiser chega perto, mas tapa os olhos

No artigo "Será Deus um matemático?", publicado na Folha de S. Paulo e republicado no Jornal da Ciência, Marcelo Gleiser menciona "o grande físico teórico Eugene Wigner, que ganhou o Prêmio Nobel pelos seus estudos das simetrias matemáticas que regem o comportamento atômico, achava a eficácia da matemática na descrição dos fenômenos naturais surpreendente. Por que ela funciona tão bem a ponto de nos permitir prever coisas que nem sabíamos que poderiam existir?" Gleiser cita também o escocês James Clerk Maxwell, que mostrou que todos os fenômenos elétricos e magnéticos podem ser descritos por apenas quatro equações. "[Maxwell] não poderia imaginar que dessa união viria a descoberta de que a luz é uma onda eletromagnética e que outras existem, invisíveis aos nossos olhos, como os raios X ou as micro-ondas. Várias partículas elementares da matéria foram descobertas usando apenas princípios de simetria. Será que a natureza é mesmo uma estrutura matemática?"

Gleiser pergunta: "Será, então, que uma civilização extraterrestre redescobriria os mesmos resultados matemáticos do que nós, como se fossem uma espécie de código da natureza? Pitágoras, Platão, Galileu, Newton, Einstein, muitos matemáticos (mas não todos) e os físicos que hoje trabalham em teorias de supercordas diriam que sim. Talvez mudem os símbolos, mas a essência dos resultados seria a mesma."

E então, como alguém que chega perto da luz mas lhe dá as costas, tendo que contemplar apenas a própria sombra, o físico brasileiro arremata: "Não há dúvida de que certos resultados matemáticos, como 2 + 2 = 4, são verdadeiros independentemente de como sejam descritos. Mesmo assim, vou além de Livio e afirmo que a matemática é uma invenção humana, uma linguagem criada para descrever a nossa realidade. Somos produtos de milhões de anos de evolução, adaptados ao mundo em que vivemos. ... Nossa geometria descreve aproximadamente as formas que vemos à nossa volta; esferas, quadrados, cubos, círculos, linhas. Ela vem de um cérebro adaptado ao mundo em que existe. Se uma civilização extraterrestre tiver desenvolvido linguagem equivalente, é porque existe numa realidade semelhante. O único Deus matemático é aquele que inventamos."

O que dizer, então, dos padrões lógicos observados em outras áreas da ciência, como a química (tabela periódica dos elementos) e a física (leis e constantes universais)? Essas não foram inventadas pelo ser humano. Ele apenas as descobriu. No entanto, sem essas leis, não haveria Universo, nem vida. Quem regulou essa precisão toda? O Químico inexistente? O Físico imaginário? O naturalismo filosófico, que assume a priori a inexistência do sobrenatural, continua impedindo muita gente de ver as coisas com outros olhos.[MB]

Anthony Flew, o maior ateu do século 20, fez caminho diferente. Confira aqui.