sábado, agosto 15, 2009

Cidade chinesa entra em quarentena

Dez habitantes da cidade de Ziketan, na Província de Qinghai, na China, que já receberam o diagnóstico de peste pneumônica permanecem em quarentena, em estado de saúde estável, conforme as informações da agência de notícias oficial Xinhua. Os pacientes são, na maioria, familiares do pastor de 32 anos que foi a primeira pessoa a morrer da doença. Uma segunda morte já foi confirmada. A vítima foi um vizinho do pastor, de 37 anos.

Por causa do risco de contágio, todos os cerca de 10 mil habitantes da cidade receberam ordens para permanecer em quarentena, e as autoridades sanitárias, que asseguram ter controlado a praga, estão desinfetando a região, que é pouco povoada e de etnia tibetana.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a pneumônica é a mais letal das pestes, contagiosa entre humanos e animais e causada por uma bactéria presente em ratos selvagens e nas suas pulgas. O mal ataca os pulmões e se desenvolve em até três dias. Por isso, para reduzir as possibilidades de morte, precisa ser tratado em no máximo 24 horas da aparição dos sintomas, que são febre, dores de cabeça, problemas respiratórios, fraqueza e tosse com sangue ou cuspe.

Este é o segundo surto que a China enfrenta depois que a gripe suína causou mais de 4.000 infecções no país, que aplica medidas rígidas para evitar epidemias de maiores dimensões.

(Folha Online)

Nota: As epidemias estão de volta e são um dos sinais do fim (cf. Mateus 24).[MB]