terça-feira, agosto 18, 2009

Testemunhos de uma viagem missionária


No Evangelho de Lucas, capítulo 10, encontramos o registro de quando Cristo, após dar consideráveis instruções, envia um grupo de setenta pessoas a uma viagem missionária: “Ide; eis que Eu vos envio” (Lc 10:3). Confiantes, essas pessoas obedeceram à ordem do Mestre e, assim, tiveram uma experiência maravilhosa, que lhes causou profundo impacto. Ao Lucas relatar o “regresso dos setenta” (Lc 10:17), fica evidente a alegria daquele grupo por realizar proezas em nome de Jesus, vencendo assim Satanás e seus demônios. Semelhantemente, quero lhe contar, de maneira resumida, um pouco das muitas experiências que Deus me proporcionou no período em que estive em Moçambique, África, participando do programa missionário do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (Unasp-EC), em parceria com a instituição norte-americana denominada Share Him, da Associação Adventista da Carolina do Norte.

Desde o processo seletivo já pude sentir a atuação divina, pois apenas 14 de todos os alunos de Teologia inscritos seriam enviados e, segundo o Dr. Berndt Wolter, professor de Teologia e diretor do Instituto de Missões, “os alunos são selecionados por seu desempenho evangelístico, suas notas e seu bom testemunho diante da comissão selecionadora”. Orei e depus o caso nas mãos de Deus. Ao ser, então, o grupo formado, partimos para os preparativos de documentação, treinamentos na área de Missão Global e, no meu caso, arrecadação de donativos. Em todas essas etapas fui ricamente abençoado. E quero aproveitar este espaço para compartilhar os testemunhos de uma viagem missionária.

Graças à bondade e à generosidade de pessoas dispostas a contribuir para o avanço da verdade, 816 Bíblias foram compradas e distribuídas aos que assistiram às palestras, algo nunca antes realizado em Moçambique (veja a foto logo abaixo).

Em 16 noites de evangelismo intensivo (palestras de saúde, pregação e visitação), foram batizadas, para a honra e glória de Deus, 288 pessoas. Alguns desses batismo foram realizados em buracos cavados e enchidos com água tirada do poço da igreja adventista que serve à comunidade (foto abaixo). Entre essas pessoas, destaco brevemente a bravura dos jovens Sétima e Elias, que enfrentaram o desprezo e a opressão de familiares e amigos, mas, mesmo assim, decidiram seguir a Jesus.

Um comovente encontro me fez refletir sobre os planos que Deus tem para nossa vida. Quando minha mãe se tornou adventista, em Carapicuíba, SP, eu era recém-nascido. Um dos pastores que atuou naquela igreja foi o jovem Gilberto Pires, que na época iniciava seu ministério. Depois de quase 30 anos, pudemos nos reencontrar! Isso aconteceu em Johanesburgo, na sede da Divisão Sul-Africana, onde agora ele atua como vice-presidente.

Outro momento emocionante da viagem, que levou às lágrimas alguns de nós, alunos evangelistas brasileiros, foi a entrega das coleções de livros de Ellen White “Conectando com Jesus”, doadas pela Associação Paulista Central aos pastores moçambicanos, que diziam: “Isso é pra nós um sonho realizado, pois o que outrora somente ouvíamos, agora temos em mãos”, referindo-se aos livros.

Por último, quero lhe contar um incidente interessante. Retornando à noite da igreja, após a pregação, nossa van foi parada por policiais moçambicanos. Fui, então, questionado sobre o porquê de meu traje “bonito” àquela hora (por volta das 21h). Expliquei que estava atuando como missionário brasileiro e saí do carro com dois livros Sinais de Esperança e duas Bíblias, presenteando-os. Alguns dias depois, fui informado de que o sargento já havia lido o livro e queria saber o endereço da igreja, pois estava convicto de ter “encontrado a verdade”! Resumindo, acabei fazendo amizade com os policiais, que iniciaram estudos bíblicos.

Existem muitas outras experiências que eu poderia relatar, mas essas já bastam para demonstrar minha satisfação em ter participado desse projeto da Missão Global e contribuir para a salvação de dezenas de pessoas. E, assim como aqueles setenta voltaram maravilhados por terem vivenciado o poder de Jesus em vencer o mal e libertar pessoas, eu também posso, com alegria, dizer, depois de ter visto vidas sendo transformadas para melhor: “Senhor, em Teu nome, até os demônios se nos submetem.”

Mas ainda há muito por fazer. E a ordem do Mestre ainda é válida para você: “Ide; eis que vos envio.” Quer saber como? Quer contribuir também e ver de perto a atuação poderosa de Deus? Escreva-me: moises.biondo@gmail.com

(Moisés Biondo é estudante de Teologia no Unasp)