terça-feira, setembro 08, 2009

A ciência do slide perfeito

A revista Superinteressante deste mês traz uma matéria interessante para aqueles que precisam apresentar palestras e usar o recurso do PowerPoint para isso. Há até um link (no site da revista) para baixar uma pequena apresentação com dicas para se preparar bons slides. O criador do PowerPoint, Robert Gaskins, diz que as pessoas deveriam se preocupar mais com o conteúdo, e menos com o visual, das apresentações. Concordo com essa dica e acrescento mais algumas a seguir:

1. Cuidado com o contraste das cores. Nada de letras verdes sobre fundo azul, por exemplo.

2. Além da preocupação com o uso de poucas fontes com corpo de bom tamanho, procure usar fontes de fácil leitura. Na dúvida, opte sempre pela simplicidade.

3. O melhor é evitar aqueles recursos de movimento, com letras que “caem” na tela ou vêm “correndo” de algum canto. Isso apenas distrai quem assiste. É um “ruído” que não acrescenta nada de positivo à apresentação.

4. O ideal é colocar na tela apenas as ideias principais, a não ser que se trate de uma citação que você queira ler com o auditório. Se precisar fazer isso e o texto for um pouco longo, divida-o em partes e o distribua em mais de um slide. É bom não alterar a posição do texto e o corpo (tamanho) das letras, mantendo a unidade visual. Aliás...

5. A unidade visual vale para todos os elementos de seus slides. Procure manter sempre na mesma posição (e com as mesmas cores), além do texto, os títulos e os subtítulos (se houver). Isso promove organização e facilita a visualização desses elementos na tela.

6. Se for usar imagens (fotos, ilustrações, gráficos), que elas estejam de acordo com a mensagem do texto, "falem" a mesma língua. Use o bom senso na escolha delas. As ilustrações não devem ser mero enfeite. Devem ter um propósito.

7. Se for falar numa igreja (sermão ou palestra), evite projetar todos os textos bíblicos. Nada substitui o bom hábito de abrir a Bíblia e ler o texto em suas páginas.

8. Procure levar um esboço escrito de seu sermão/palestra, para a eventualidade de ocorrer uma pane nos equipamentos de projeção.

9. Não confie excessivamente na tecnologia, pois ela não substitui o estudo, o preparo e a oração.

10. Lembre-se de que os recursos de multimídia ajudam a fixar a mensagem na mente das pessoas, mas não são mais importantes que a mensagem.

Michelson Borges