terça-feira, outubro 27, 2009

Biólogo criacionista recebe prêmio da Fiocruz

Dan Jessé Gonçalves da Mota tem 28 anos e se formou em Ciências Biológicas, em 2006, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Atualmente, ele cursa o último ano do mestrado pelo programa de Pós-graduação em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública do Instituto Adolfo Lutz/Instituto Butantan, em São Paulo. Recentemente, Dan, que é criacionista e adventista do sétimo dia, teve seu trabalho eleito como o de maior importância para a saúde pública, no 1º Encontro Latino-Americano em Helmintoses, realizado pela Fiocruz em Teresópolis, RJ. O evento foi realizado nos dias 16 a 18 de setembro.

“Meu trabalho foi apresentado de forma oral, concorrendo com mais 15 trabalhos apresentados também oralmente e 116 trabalhos em forma de pôsteres”, explica Dan. O trabalho do criacionista tem um nome complicado para quem não é da área: “Ocorrência de larvas de metastrongilídeos em Achatina (Lissachatina) fulica e Sarasinula linguaeformis em duas áreas urbanas do Estado de São Paulo.”

Segundo Dan, foi relatada a ocorrência de lesmas e de caramujo africano naturalmente infectados com larvas (metastrongilídeos) que transmitem doenças de importância médico-veterinária (angiostrongilíases) em ambiente urbano. O estudo propôs um modelo para a identificação desse grupo de larvas a partir da morfologia baseando-se na taxonomia numérica e da microscopia óptica e de confocal como ferramenta específica para um melhor diagnóstico, controle e vigilância em áreas sob risco de infecção.

A premiação do melhor trabalho foi feita no dia 18 de setembro e o trabalho de Dan recebeu a medalha de honra da Fiocruz “Dr. Lauro Travassos”.

“É muito bom ter a certeza de que podemos ser cristãos e cientistas ao mesmo tempo”, disse o biólogo ao blog Criacionismo.