quarta-feira, outubro 07, 2009

Profissional de sucesso

Cristiano Stefenoni é jornalista profissional, atua como editor do caderno de Empregos do jornal A Gazeta e do jornal Oportunidades, Cursos e Concursos, ambos da Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo. Também é comentarista da Rádio CBN de Vitória, no programa CBN e a Sua Carreira (93,5 FM). É colunista da revista nacional Conexão JA e autor do livro Profissional de Sucesso (CASA). Em 2004, venceu o Prêmio Capixaba de Jornalismo. Dá palestras em várias cidades do país e ainda é consultor de carreira e membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia há mais de 20 anos. Nesta breve entrevista concedida ao blog Criacionismo, ele fala sobre os desafios que os jovens criacionistas guardadores do sábado enfrentam no mercado de trabalho, e dá dicas que valem para todos:

Como você vê o jovem adventista no atual mercado de trabalho?

Mudou muito. Antes, o jovem da igreja usava a questão do sábado e da volta de Jesus para justificar seu medo e sua covardia para lutar pelo sucesso. Hoje, a maioria despertou para a necessidade de se esforçar para conquistar seu espaço no mercado e que, tanto o sétimo dia quanto a segunda vinda são bençãos e não maldições. Em minhas viagens, por exemplo, conheci adventistas que estão em sua terceira faculdade, poliglotas, empresários, entre outros casos de sucesso.

Mesmo assim, o sábado ainda é um grande desafio, na faculdade, na empresa...

Sem dúvida. Da mesma forma que é um grande desafio não adulterar, não falar mal do próximo, honrar pai e mãe. Ser fiel aos Mandamentos de Deus é o grande desafio. Quando alguém chega a transgredir o sábado é porque alguns (ou todos) mandamentos já foram comprometidos. O compromisso de fidelidade não deve ser com uma Lei e sim com uma pessoa: Deus.

O que você diria para alguém que está tendo problemas com o sábado?

Primeiro, respeite os seus superiores e a instituição em que você está. Trate-os da melhor maneira possível. Segundo, tente negociar. Mostre que a empresa ou a escola não perderá com a sua decisão de ser fiel, mas sim ganhará com sua dedicação extra nos outros dias da semana. Terceiro, peça uma oportunidade para provar que está certo. Quarto, prove que está certo. E quinto, use a lei a seu favor.

Por que ainda é tão difícil para o jovem lidar com esses problemas?

Porque a igreja fala pouco sobre o assunto, não os prepara adequadamente. Dizem apenas que você deve guardar o sábado, mas não mostra como. Assuntos como carreira, sexo e mídia são de extrema necessidade para os jovens, mas são pouco discutidos na igreja. E quando isso acontece, no geral, é feito por pessoas despreparadas, o que faz gerar mais dúvidas do que certezas. Essa foi uma das razões que me levaram a escrever o livro.

E o que você diria para alguém que está sem forças para lutar pelo sucesso?

No dia 7 de julho deste ano, Edson Gambuggi se formou em Medicina, em São Paulo. Nada de mais se ele não tivesse 82 anos de idade! Talvez o que falta às pessoas não é força para lutar e sim um sonho, um motivo pelo que valha a pena lutar. Pare, pense um pouco. O que falta em sua vida para você se sentir realizado como ser humano? Trace uma estratégia, ore a Deus e vá em frente.

Pedidos do livro: www.cpb.com.br ou 0800 979 0606.