quarta-feira, dezembro 02, 2009

Influências pós-modernas

A Revista Adventista deste mês traz a matéria de capa “Influências pós-modernistas”, escrita pelo pastor e jornalista Rubens Lessa. Ele procura contrastar a mensagem adventista estribada no “assim diz o Senhor” com as ideias relativistas típicas deste período conhecido como pós-moderno. Para Lessa, muitos caem nas armadilhas do relativismo pelo fato de (1) desconhecerem o que está por trás dessa onda insinuante, (2) ignorarem as doutrinas básicas das Escrituras Sagradas ou (3) por serem hostis a normas e princípios. “Esse novo estilo de vida é visto em áreas como lazer, namoro, casamento, conversação, vestuário, música e crenças”, diz o jornalista e redator-chefe da Casa Publicadora Brasileira.

O artigo começa definindo brevemente o que é pós-modernidade em contraste com a modernidade. Depois, destaca a postura relativista mantida pelos pós-modernos e como essa tendência tem contagiado muitos cristãos que, aos poucos, têm-se afastado da verdade absoluta encontrada na Bíblia e em Jesus, a encarnação da Verdade. “A maior ameaça do pós-modernismo é seu pluralismo relativista, uma espécie de politeísmo de valores”, compara Lessa. “O bem e o mal estão juntos, criando um estilo de vida. ... O ‘assim diz o Senhor’ vai para lata de lixo mais próxima”, completa. E, com isso, sem o princípio unificador da Palavra, perde-se todo referencial e critério final.

Em seguida, o autor analisa algumas áreas afetadas por esse relativismo pós-moderno: namoro (exploração física, “prazer total” versus respeitoso conhecimento mútuo), casamento (tido apenas como experiência passageira, até que a novidade acabe), entretenimento (competição, prazer e satisfação de paixões carnais versus recreação sadia), conversação (banalização), música (gosto do ouvinte ou do músico versus conceito bíblico de adoração), crenças (emoções versus razão ancorada nas Escrituras).

Algo que me chamou a atenção, além do artigo, foi a capa dessa edição da Revista Adventista. Ilustrada pelo desenhista Andrei Vieira (mais conhecido pelas artes produzidas para a revista Nosso Amiguinho), a capa mostra pessoas caminhando por estradas tortuosas tendo o coração a iluminar o percurso com uma luz fraca. No centro, um homem abre a capa (porta) de uma Bíblia e revela em seu interior um caminho reto e iluminado que conduz à cruz. Achei a ideia genial e perguntei ao amigo Andrei como ele a havia concebido. Ele me respondeu: “Essa ilustração tem a pretensão de transmitir um conceito sem a ajuda de palavras. Foi enfatizado visualmente o contraste entre aqueles que buscam o ‘assim diz o Senhor’ daqueles que se sentem seguros de suas próprias opiniões acerca do que é a verdade. A ilustração também aponta o resultado da escolha que os personagens estão tomando. Um encontrou o Caminho e os outros estão perdidos nas rotas confusas que seguiram. Espero que a ilustração, como complemento ao texto do pastor Lessa, contribua para que as pessoas reflitam e escolham obedecer de forma completa Àquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.”

Vale a pena conferir.[MB]

Leia também: “Cristãos no mundo pós-moderno”