sexta-feira, janeiro 29, 2010

EUA adotam acordo climático de Copenhague

Os Estados Unidos notificaram oficialmente a Organização das Nações Unidas (ONU) na quinta-feira de que adotaram o Acordo de Copenhague, estabelecendo objetivos não obrigatórios para reduzir as emissões de gases-estufa que foram negociados no mês passado. Todd Stern, o principal negociador de clima do governo de Barack Obama, também destacou que, como era esperado, o país vai almejar uma redução de 17 por cento nas emissões de dióxido de carbono e outros gases responsáveis pelo aquecimento global até 2020, com 2015 como o ano base. Um objetivo final de redução de emissões será submetido, disseram os EUA, assim que o Congresso promulgar a legislação interna exigindo as reduções de poluição de carbono. Mas essa legislação tem destino incerto no Senado.

O Acordo de Copenhague pede que os países enviem até o dia 31 de janeiro dados relativos ao quanto cada um vai cortar nas emissões de gases de efeito estufa. No último dia 21, contudo, o secretário-executivo da Convenção da ONU para o clima, Yvo de Boer, disse que o prazo é "flexível".

(G1 Notícias)

Nota: Para quem duvidava que o governo de Barack Obama, diferentemente do de Bush, era ECOmênico, esta aí a resposta. Obama vai cumprindo uma de suas promessas de campanha, que é a de combater o aquecimento global. A questão é: Como reduzir as emissões de gases fósseis na atmosfera sem frear o desenvolvimento econômico, beneficiando ao mesmo tempo a população? Parar um dia na semana para dedicar-se inteiramente a família e deixar a Terra "descansar" seria uma boa solução... E ela já foi proposta.[MB]