quarta-feira, janeiro 13, 2010

Terremotos atingem Haiti, Itália e Rio Grande do Norte

Parece que em todo começo de ano recebemos os “recados das tragédias”. São catástrofes e perdas que, depois das festas, das bebedeiras e foguetórios, nos trazem à triste realidade de que este mundo definitivamente não é um lugar seguro para se morar; de que a alegria artificial que tentamos produzir é passageira e fútil. Além do triste ocorrido em Angra dos Reis e outras cidades brasileiras, um terremoto de 7.0 graus na escala Richter abalou o Haiti ontem. Segundo o site da BBC Brasil, foi o tremor mais forte a afetar o país nos últimos 200 anos. O epicentro do tremor foi localizado a cerca de 15 quilômetros da capital, Porto Príncipe, e teria sido a apenas 10 quilômetros de profundidade. Ainda não há informações sobre o total de vítimas. Um médico local disse à agência de notícias AFP que “centenas” podem estar mortos.

Há relatos de que o centro da capital estaria destruído. Imagens de Porto Príncipe mostram o Palácio Presidencial bastante danificado [foto abaixo] e ainda há relatos de que um hospital teria desmoronado com os tremores. O secretário da ONU para Operações de Paz, Alain Le Roy, afirmou que a sede da Organização no país foi gravemente afetada e diversos funcionários estariam desaparecidos.


Pelo menos dois tremores secundários – de 5.9 e 5.5 graus, respectivamente – foram registrados logo após o primeiro terremoto. Cerca de cinco horas após o tremor inicial, uma testemunha disse à BBC que esses tremores secundários eram sentidos a cada dez minutos. Mike Blanpeid, do US Geological Survey, disse à BBC que os tremores secundários devem continuar.

Segundo ele, cerca de 3 milhões de pessoas devem ter sido atingidas pelos tremores da terça-feira. O especialista disse ainda que o epicentro raso – de apenas 10 km de profundidade – é ainda mais devastador e os estragos devem ser “significativos”.

O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse à rede de notícias CNN que os tremores foram “uma catástrofe de grandes proporções”. Joseph afirmou ainda que conversou com um assessor do governo do Haiti que o descreveu cenas de “caos e devastação”. O visitante do governo americano Henry Bahn, do ministério da Agricultura, disse à agência de notícias Associated Press que o céu em Porto Príncipe estava “só cinza e com fumaça”. Uma residente da capital, Valerie Molerie, de 15 anos, disse que muitas pessoas feridas estão nas ruas e que várias casas desmoronaram.

No mesmo dia (às 9h25 local), um terremoto de 4 graus na escala Richter atingiu a região de Las Marcas, no centro da Itália, sem registro de vítimas ou prejuízos materiais, mas gerou alarme entre a população, informou a Defesa Civil. O epicentro do terremoto ficou entre as localidades de Sant’Angelo in Pontano, Loro Piceno, Montappone e Falerone, nas províncias de Macerata e Ascoli Piceno, a uma profundidade de 20 quilômetros, mas foi sentido em toda a região.

Segundo o site G1, depois do terremoto, houve outros tremores de menor intensidade na área de grande atividade sísmica na Itália, o que provocou momentos de tensão entre a população.

Até mesmo o Brasil sofreu com terremotos. O site Opinião e Notícia informou que as cidades de Natal e João Câmara, no Rio Grande do Norte, sofreram novos tremores nesta segunda-feira, 11. O tremor foi de mais de 4 graus na escala Ritcher, de acordo com o laboratório sismológico Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O abalo, sentido às 14h, não deixou feridos.

É o segundo tremor em três dias na região. O último foi no sábado, 9. Na semana passada foi sentido o primeiro abalo, no dia 2 de janeiro.

Os sinais estão aí para quem quiser ver...