sábado, fevereiro 27, 2010

Maior tremor no Chile em 25 anos mata pelo menos 150

Segundo o United States Geological Service (USGS), um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o centro-sul do Chile, na madrugada deste sábado, 27. Após o primeiro tremor, na região de Bio Bio – a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e 91 quilômetros ao norte de Concepción -, a região foi atingida por um segundo, por magnitude 6,2. “Quero pedir calma”, disse a presidente chilena, Michelle Bachelet, ao convocar uma reunião de emergência para discutir as medidas após o tremor às 5h, horário local. Um alerta de maremoto foi emitido para as zonas costeiras do Chile, Equador e Peru, e depois estendido para a Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida e para outras regiões do Pacífico.

Moradores da capital relatam que sentiram tremores entre dez e 30 segundos. Graciela Martín, de Mendoza, no lado argentino da fronteira andina, afirmou que “deste lado da fronteira, sentimos um tremor de cerca de um minuto”. Há inclusive depoimentos de pessoas que dizem ter sentido os efeitos no Brasil. A Defesa Civil de São Paulo confirmou os relatos, mas disse que não há danos ou vítimas.

O maior terremoto a atingir o Chile no século 20 foi um tremor de magnitude 9,5, que atingiu a cidade de Valdívia em 1960, deixando 1.655 mortos.

19h: hora de Brasília. As primeiras ondas do que pode se tornar um grande maremoto começam a atingir o Havaí e outras ilhas do Pacífico.

(Opinião e Notícia)