terça-feira, março 09, 2010

Marcelo Gleiser recebe o livro Por Que Creio

Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, em Petrópolis, RJ, foi realizada uma convenção do Grupo Editorial Record. Durante o evento, o físico Marcelo Gleiser apresentou palestra alusiva ao seu novo livro Criação Imperfeita, que será lançado pela editora. Anna Lídia Leal (funcionária da Record) teve a oportunidade de conversar com o autor e questioná-lo a respeito do design inteligente e a perspectiva de que fomos projetados com um propósito. “Como explicar a complexidade da vida a partir de eventos não direcionados?”, ela perguntou. Gleiser também perguntou: “Quando você fala sobre o designer inteligente, está se referindo a Deus como Criador?” Ela disse que “sim”, e ele prosseguiu: “Então eu não acredito. Acredito que nós evoluímos e somos responsáveis por nossas ações, o que nós somos e o que poderemos ser.”

Lídia fez outra pergunta: “Então não pode haver harmonia entre fé, ciência e razão?” Ao que ele respondeu: “Pode sim; onde uma termina o outra começa.” Ela pensou, mas não falou: “Isso pra mim não é harmonia.”

Depois dessa breve conversa, Lídia agradeceu as respostas e entregou para o físico o livro Por Que Creio, do jornalista Michelson Borges, e disse: “Gostaria de lhe deixar esta lembrança. Trata-se de outra cosmovisão, mas muito interessante.”

(Nota enviada por Jackson Leal)