segunda-feira, março 01, 2010

Mortos pelo terremoto no Chile já passam de 700

Segundo agências internacionais informaram na tarde do domingo, dia 28, o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile na madrugada de sábado já deixou pelo menos 708 mortos. A presidente do país, Michelle Bachelet, informou ainda que esse número deve crescer, já que o trabalho de busca pelas vítimas continua. Bachelet disse que o Chile enfrenta "uma catástrofe de magnitude inimaginável, que exigirá um esforço gigantesco de recuperação". Em relação à comunidade adventista, há a informação da suspeita de um membro morto e uma senhora desaparecida. Segundo Bachelet, as vítimas foram mortas não só pelo tremor, mas pelo tsunami que se seguiu a ele. Ela disse ainda que 541 pessoas foram mortas apenas na região costeira de Maule, a mais próxima ao epicentro do terremoto e a 258 quilômetros ao sul da capital Santiago. Pelo menos 2 milhões de pessoas foram afetadas pelo abalo, segundo a presidente.

Uma onda de 2,34 metros de altura, provocada pelo terremoto, atingiu a cidade costeira de Talcahuano na manhã de sábado, informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico. O tsunami atingiu o arquipélago de Juan Fernández, a mais de 670 quilômetros do continente.

Saques - O país enfrenta neste domingo uma onda de saques surgida após o terremoto. Pelo menos uma centena de pessoas invadiram um supermercado na cidade de Concepción, a segunda maior do país, e foram repelidas pela polícia. Segundo o jornal chileno La Tercera, os saqueadores saíam do local levando máquinas de lavar roupas, televisores, alimentos e tudo o mais que conseguissem carregar. "Temos que comer", disse uma mulher à televisão estatal, enquanto observava outras pessoas fugindo com caixas de leite e outras mercadorias na mão, como eletrodomésticos e televisores de plasma.

As autoridades pediram o apoio das forças armadas para controlar a situação. "Se não conseguirmos resolver neste domingo o problema da comida, teremos uma situação muito complicada", declarou Jacqueline Van Rysselberghe, prefeita de Concepción. Segundo ela, o subsecretário do Interior, Patricio Rosende, a comunicou que um avião deverá chegar a Concepción na tarde deste domingo com alimentos para entregar à população.

Novo tremor - O Chile voltou a ser sacudido neste domingo por uma réplica do terremoto de 8,8 graus. O Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos registrou um abalo de magnitude 6,1 às 8h25 do horário local (o mesmo de Brasília), província de Libertador O'Higgins, a 145 quilômetros ao sul da capital Santiago. O novo tremor, ocorrido no continente, foi localizado a uma profundidade de 32 quilômetros. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos a prédios ou casas. O terremoto de sábado deixou mais de 300 mortos e dois milhões de desabrigados.

Mais de 50 tremores secundários foram registrados após o primeiro terremoto, segundo a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), Carmen Fernández. Um deles, ocorrido na região de Salta (norte da Argentina), matou uma criança e um senhor de 70 anos.

(Equipe ASN, Felipe Lemos com informações de agências internacionais de notícias)

Nota: Em apenas dois meses de 2010, já deu para perder a conta de quantos terremotos abalaram o mundo...[MB]