segunda-feira, março 22, 2010

O céu fundado por Glauco e a fé da Bíblia

Quando o motorista do Fiesta preto desceu, os olhos esbulhados e a adrenalina na voz expuseram sua insanidade. "Sou o Cadu. Fui eu que matei o Glauco", apresentou-se o rapaz de 24 anos, preso no domingo de 22 de março - dez dias após ter matado o cartunista Glauco.

Glauco, conhecido por suas tiras publicadas em grandes jornais, criou a tirinha do Geraldão, um solteiro que mora com a mãe. As histórias possuem humor picante e insinuações de incesto entre as personagens.

O cartunista, criador de outras tiras, recebeu iniciação na seita do Daime em 1989. A religião cultua um chá alucinógeno indígena, o Santo Daime, redescoberto pelo seringueiro Irineu (Mestre Irineu), fundador da seita. Reunindo tradições cristãs, das religiões afro-brasileiras e de misticismos indígenas, a seita é "uma faculdade da Nova Era", como declarou Glauco no site da comunidade Céu de Maria, fundada por ele.

Cadu, apelido de Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, frequentava o Céu de Maria havia três anos. Isso serviu para agravar seus problemas psíquicos. No dia do crime, Cadu e Felipe Lasi (que sustenta que o primeiro o forçou) invadiram a casa de Glauco em Osasco (SP), por volta da meia-noite. Cadu queria forçar o mentor a admitir que seu irmão era Jesus encarnado. Tanto o desenhista, como o filho Raoni, foram mortos. Cadu esteve foragido, até ser preso cruzando a ponte da amizade (divisa entre Paraguai e o Brasil). Repatriado, está preso no Paraná, e aguarda o julgamento, que poderá sentenciá-lo a até 95 anos de prisão. [Leia mais]