quinta-feira, março 11, 2010

Quem controla sua vida?

Ontem à noite, levei minha família para assistir à pregação do famoso escritor adventista Jim Hohnberger, autor dos livros Fuga Para Deus, Vida Plena de Poder e Homens de Poder, todos lançados em língua portuguesa pela Casa Publicadora Brasileira. De passagem por Tatuí, SP, Jim também falou para os funcionários da editora nesta manhã. Em ambos os sermões, a questão-chave apresentada pelo orador foi: Quem controla sua vida? O texto bíblico usado como base da mensagem de Jim nesta manhã foi Tiago 1:19: “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Segundo o escritor, Deus chama o homem para desenvolver seu primeiro trabalho no lar, manifestando amor e mansidão justamente com as pessoas que lhe são mais íntimas. “Vida cristã é mais do que religião, mais do que regras de conduta; quando Cristo entra no coração, os primeiros a sentir isso são os que estão mais perto de você”, garantiu.

Jim explicou que, para aplicar Tiago 1:19 em sua vida, primeiro teve que morrer para si mesmo e permitir que Jesus tomasse conta de seu coração. “Temos que ser rápidos para escutar, e isso não se trata de apenas memorizar a Bíblia. O diabo sabe a Bíblia de cor. Um dia Deus lhe fará uma pergunta: Como você tratou sua esposa?” Segundo Jim, a resposta a essa pergunta fala mais a respeito da sua religião do que qualquer outra coisa.

Jim contou a história de Bob, um líder de igreja nos Estados Unidos. Certa vez, os Hohnberger se hospedaram na casa desse amigo. Numa manhã de segunda-feira, Bob pediu para caminhar com Jim e lhe abriu o coração. Disse que sua esposa lhe havia dado um “ultimato”: se ele não mudasse ate quarta-feira, ela pediria o divórcio. “Como posso mudar em dois dias, Jim?” Jim falou sobre Tiago 1:19. Disse a Bob que ele deveria ouvir mais a voz de Deus e falar menos. Sua religião precisava ir para o nível experiencial. Bob passou a noite em oração, como nunca havia feito antes. Abriu o coração para Deus. Ele não queria perder a esposa.

Na manhã seguinte, a mesa estava posta para o desjejum. Bob, como sempre fazia, se adiantou e começou a colocar cereal em seu prato. Jim falou com Deus em pensamento: “Senhor, ele ainda não aprendeu. Ainda se considera muito importante. Toque o coração dele agora.” Naquele momento, Bob parou de se servir, ficou alguns instantes em silêncio e, em seguida, deu seu prato para a esposa. Ela fez uma expressão de assombro. E se admirou ainda mais quando Bob começou a servir as crianças a as visitas. “O que estava acontecendo?”, era a pergunta estampada no rosto dela.

Logo em seguida, a filha de Bob lhe tirou a paciência por um motivo qualquer e ele começou a falar rudemente com ela. Jim orou mais uma vez, pedindo que Deus atendesse sua intercessão e abrandasse o coração do amigo. Bob abaixou a cabeça e ficou em silêncio novamente. Depois chamou a filha para perto de si e lhe pediu perdão por ter sido rude.

Horas depois, naquele dia, a esposa de Bob disse para Jim e Sally Hohnberger que não mais iria se separar do marido, porque via que a esperança havia entrado em seu lar – na verdade, Jesus havia entrado ali.

Isso é religião verdadeira. O evangelho não é complicado: trata-se de quem controla sua vida.

Jim concluiu seu sermão com um desafio: “Eu o desafio a viver Tiago 1:19. Você nunca mais será o mesmo!”

Michelson Borges

Nota: Jim e Sally (que, por sinal, é autora do ótimo Pais Guiados Pelo Espírito, também da CPB) vão se apresentar em outras cidades do Brasil neste mês. Em parceria com o Centro de Apoio Familiar (Ceafa), eles estão disponibilizando por um preço especial os DVDs “Fuga Para Deus”, “Nosso Lugar de Refúgio”, “A Família em Primeiro Lugar” e “Vivendo um Amor Irresistível”. Se você deseja ter uma experiência especial com Deus (principalmente no âmbito familiar), não pode deixar de adquirir esses materiais. Escreva para pedidos@ceafa.com.br ou ligue para (19) 3858-1088 (se possível, mencione que obteve essa informação aqui no blog). Deus abençoe sua vida e seu lar!