terça-feira, abril 13, 2010

Não percamos o foco

De vez em quando, recebo e-mails de pessoas e grupos dissidentes que vivem de apontar os alegados erros da igreja. Há erros? Bem, quando nos lembramos de que a igreja somos nós e que somos imperfeitos e pecadores, a resposta é óbvia. Somente Deus, o Senhor/cabeça da igreja, é perfeito. Tudo que tem a mão humana leva o carimbo da imperfeição, por melhores que sejam as intenções do que se faz. Deus, que é misericordioso e zeloso, é quem acaba por consertar as coisas e potencializar os esforços feitos com oração. E quanto às más intenções? Não duvido que existam. Isso também existiu entre os discípulos (e mesmo no Céu!), como ilustra a trágica história de Judas. Mas não foi empecilho para o avanço da causa do Mestre. Invariavelmente, os mal-intencionados, quando não se arrependem, acabam naufragando – como também naufragam os dissidentes.

Quando me perguntam por que não me envolvo em debates com os críticos da nossa fé, respondo com Neemias 6:3: “Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer [do muro em construção], por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” Não me entenda mal. Não considero minha obra maior que a de qualquer outro cristão. Na verdade, grande é a obra, não o obreiro. A pregação do evangelho e a salvação dos perdidos é a maior obra que já foi confiada a mortais. Enquanto alguns ficam preocupados em discutir o sexo dos anjos, detalhes sobre a Divindade e a identidade exata dos 144 mil, multidões perecem nas trevas por desconhecer o básico da fé cristã. É plano do diabo dividir para conquistar. Quando vamos acordar para isso?

Aos dissidentes digo apenas que sei exatamente por que abracei o adventismo há quase duas décadas. Sei o que isso me custou e afirmo que desse caminho (traçado por Jesus) não abro mão. A verdade bíblica esposada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, a qual tenho estudado ao longo destes anos todos, é suficientemente cristalina e embasada no “assim diz o Senhor”. Portanto, deixar o “barco” é arriscar a vida por afogamento nas agitadas águas do engano e do espírito de dissidência que não provém do Deus da paz.

Aos membros e líderes da igreja (entre os quais me incluo), apelo para que busquemos o reavivamento e façamos uma reforma de vida. Nossa conformidade com as normas "mundanas" também tem gerado críticas.

A certeza transmitida pelos textos a seguir, escritos por Ellen White, deve nos motivar a prosseguir, sem perder o foco de nossa missão:

“A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 355).

“Deus tem na Terra uma igreja que é Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 362).

“Jesus amou a igreja, e por ela Se deu a Si próprio, e Ele a há de aperfeiçoar, refinar, enobrecer e elevar, de maneira que fique firme em meio das corruptoras influências deste mundo” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 356).

“Como o Capitão do exército do Senhor derribou os muros de Jericó, assim triunfará o povo que guarda os mandamentos do Senhor e serão derrotados todos os elementos oponentes” (Eventos Finais, p. 47).

“Não necessitamos duvidar nem temer de que a obra não avançará. Deus está à frente [...] e porá tudo em ordem. [...] Tenhamos fé de que o Senhor guiará com segurança ao porto a nobre embarcação que conduz Seu povo” (Review and Herald, 20 de setembro de 1892).

“Embora existam males na igreja e tenham de existir até o fim do mundo, a igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 355).

“Quando alguém se afasta do corpo organizado do povo que observa os mandamentos de Deus, quando começa a pesar a Igreja em suas balanças humanas e a acusá-la, podeis saber que Deus não o está dirigindo. Ele se encontra no caminho errado” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 18).

Michelson Borges