terça-feira, abril 13, 2010

Projeto Atlanta: o retorno

A decisão de regressar ao Brasil era algo um pouco utópica. Isso porque se não tenho dinheiro nem mesmo para a compra de um câmbio novo para a “gorducha” (bike), onde conseguir recursos para as passagens de San José até São Paulo?

Quem acompanha este desafio desde a saída de Boa Vista, no dia 12 de agosto do ano passado, sabe que deixei o Brasil confiando totalmente em Deus para prover todas as minhas necessidades. Nem a bicicleta para a jornada estava em minhas mãos. Apenas um dia antes da largada foi que consegui minha companheira de viagem: a “gorducha”. Foi doada pelo Sr. Antônio da Silva Araújo, dono do Mercadão das Bicicletas, graças ao apoio do irmão Janus Moreira e sua esposa Ivonete. Eles também me hospedaram em sua casa por alguns dias. Logo que cheguei a Pacaraíma, cidade na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, recebi do irmão Antônio Barateiro, membro da igreja naquela cidade, uma acolhida fraternal e a oferta para a compra de uma câmera fotográfica. Sua esposa, Cristiane, também me ajudou a tratar uma infecção intestinal.

Assim fui adiante. Sempre esperando e confiando que em cada cidade Deus faria um milagre para que pudesse alcançar a seguinte.

Passei a Venezuela. Escapei de ser sequestrado pelas Forças Revolucionárias da Colômbia. Cheguei ao Panamá e entrei em Costa Rica. Foram tantas as maravilhas que nem tenho espaço para enumerá-las todas de uma vez.

Por isso, vou dar uma trégua nesta batalha, mas sem recuar do desafio. Isso porque me faltam itens importantes como, por exemplo, o visto americano, que acho ser mais fácil conseguir no Brasil. Sem ele não tenho como ingressar em território norte-americano.

Outro motivo para fazer esse regresso, e talvez o maior deles, é que estou literalmente morrendo de saudade de minha esposa e filhos. Isso é humanamente correto e perfeito diante de Deus.
Entretanto, onde conseguir as passagens para o retorno?

Nesse momento é que afirmo ser Deus Senhor absoluto de todas as coisas, pois, quando nos diz para entregar nosso caminho em Suas mãos, confiar nEle que tudo Ele fará, realmente, se fizermos isso pela fé, não seremos desapontados.

Assim afirmo porque ainda na casa de meu anfitrião na cidade de Laajuelas, na República da Costa Rica, abri o blog do jornalista Michelson Borges, que voluntariamente se prontificou a publicar meus diários e, para minha surpresa, encontrei a seguinte frase repetida a cada postagem:

“O Atleta da Fé, George Silva, está enfrentando grandes dificuldades financeiras para prosseguir nessa missão esportivo-evangelística e precisa urgentemente fazer uma revisão na bicicleta. Ele não me pediu isso, mas eu convido: se você puder colaborar de alguma maneira, escreva para ele: georgepalestras@yahoo.com.br”

Então, alguns de seus fiéis leitores, acredito que tocados por Deus, responderam ao apelo. Fizeram contato comigo e ofereceram ajuda. Suas ofertas alcançaram valor suficiente para meu regresso ao nosso querido Brasil. Elas vieram no tempo certo.

Desde já, rogo a meu Pai celeste que tenha suas vidas sob Seu divino olhar e que Seus ouvidos estejam atentos noite e dia ao seu clamor. Que anjos tenham prazer em estar acampados a sua volta.

Quero, portanto, ter a liberdade de deixar registrados os nomes como forma de agradecimento público a estes servos do Senhor que foram tão gentis com este peregrino e abriram o coração ao meu clamor: pastores Otimar Gonçalves e Dilson Bezerra, Ronaldo Rodrigues de Oliveira, Leonardo Vianna, Everton de Melo, Eleazar Messias dos Santos, Maria Rosa Tresoldi, Fernando Jorge Moreno, Francisco Souza Lima e Dayse do Valle.

Assim, graças a esses homens e mulheres tocados pelo Espírito Santo, deixei a “gorducha” na Costa Rica e embarquei em um voo direto a São Paulo, a fim de passar o fim do ano com minha família, buscar um patrocínio para o resto da viagem e tirar o visto de entrada no México e Estados Unidos.

Por isso, encerro aqui meus relatos e peço orações para que, sendo da vontade de Deus, Ele venha prover os meios para que eu retorne à América Central e termine este desafio para Sua honra e glória.

Pense em 2010 nestas palavras: “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé.”

Um grande abraço a todos e... Hasta la Vista!

(George Silva de Souza, atleta e autor livro Conquistando o Brasil)

P.S.: Tenha ainda a bondade de ler o artigo: “Frutos do Espírito”, que logo será postado aqui neste blog.