domingo, abril 04, 2010

Terremoto de 7,2 graus atinge norte do México

Um forte terremoto com magnitude de 7,2 graus foi sentido neste domingo no México, segundo o instituto americano US Geological Survey. O tremor aconteceu no Estado de Baja Califórnia, no noroeste do México, mas também foi sentido em algumas cidades americanas, como Los Angeles e San Diego, na Califórnia. Segundo a agência de notícias AP, o terremoto também atingiu o Estado americano do Arizona. Um policial na cidade de Yuma disse à AP que o tremor foi muito forte na região, mas que não houve danos registrados. De acordo com a Reuters, o tremor ocorreu às 15h20 (19h20 no horário de Brasília) a 26 quilômetros da cidade de Guadalupe Victoria e a 32 quilômetros de profundidade. Diversos tremores secundários também foram registrados.

Uma testemunha na cidade de Tijuana disse à Reuters que os carros parados em um estacionamento começaram a se mexer com o tremor. Não há informações sobre estragos, interrupções no fornecimento de energia ou vítimas.

Segundo notícia do canal de televisão KABC, em Los Angeles, os tremores foram percebidos em vários prédios. Os bombeiros da cidade foram colocados em alerta. Até o momento, os únicos incidentes relatados foram de pessoas presas em elevadores. O site do jornal Los Angeles Times afirmou que alguns brinquedos no parque de diversões da Disneylândia, na Califórnia, foram fechados.

Inicialmente, o US Geological Survey havia informado que o tremor era de 6,9 graus, mas o número foi revisto para cima. A especialista do centro, Lucy Jones, afirma que o número ainda é uma estimativa. Para ela, as cidades mais afetadas pelo tremor são as que estão na fronteira entre Estados Unidos e México.

Segundo o instituto americano, alguns tremores atingiram pontos que ficam a até 460 quilômetros de distância, como a cidade de Las Vegas, em Nevada.

(BBC Brasil)

Nota: Mas os pesquisadores deverão dizer que é mais uma coincidência (somada ao fato de a ocorrência de fortes terremotos neste início de ano já ser recorde).[MB]