terça-feira, junho 15, 2010

O vegetarianismo é melhor para o mundo porque...

Os textos abaixo foram selecionados entre os participantes da promoção “Tudo Para Vegetarianos”. O Otávio (primeiro colocado) vai receber em casa um bônus de R$ 15,00 para comprar no site e um livro Receitas de Vida e Saúde.

“O vegetarianismo é melhor para o mundo porque se trata de uma maneira simples de promover grande impacto positivo em várias áreas da vida, uma vez que essa simples mudança no prato de comida pode se fazer sentir no equilíbrio do meio ambiente, e na saúde das pessoas e dos seres vivos em geral. É impressionante notar como a atitude de não comer carne não só é perfeitamente viável em termos de saúde, como também altamente aconselhável e necessária num mundo em que a maioria da quantidade de grãos é destinada à indústria pecuarista, quando o alimento perde em qualidade e quantidade, e, pior, se converte tantas vezes em ‘carne nobre’, enquanto tantos seres humanos padecem de desnutrição. O vegetarianismo é melhor para o mundo porque é humano, é compassivo e não fecha os olhos à necessidade do próximo, antes propõe uma reflexão à qual não pode se furtar todo aquele que ainda deseja fazer algo para o semelhante.” (Otávio Simões)

“Como estamos na era da proteção do meio ambiente, por que não começar a falar sobre vegetarianismo? Sob o ponto de vista ambiental, o vegetarianismo é bom em muitos aspectos, como: protege as matas e florestas contra o desmatamento acelerado dos últimos anos, em decorrência da ampliação da agropecuária. Evita a emissão e gases poluentes originários da digestão dos bovinos. Para a economia, é melhor, pois famílias podem sobreviver da renda vinda das plantações. Mas seria impossível não falar dos benefícios para a saúde: através dos anos, cientistas vêm pesquisando o que o nosso amorável Criador disse desde a criação do nosso planeta: ‘Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom’ (Gn 1:29-31). Hoje os maiores males da humanidade são causados pela má digestão do que ingerimos; toxinas são lançadas na corrente sanguínea, e, consequentemente, em nossas células que tentam ao máximo possível eliminá-las, o que na maioria das vezes não é possível por não haver mais força no sistema nervoso para fazê-lo. Pesquisas atuais mostram que os benefícios do vegetarianismo são enormemente alcançados pelos seus adeptos, pois costumam viver mais, de maneira mais alegre, com maior otimismo e com poucas doenças em decorrência de uma vida mais saudável. É de pasmar quando pensamos no lar que o onisciente Deus deu para nossos primeiro pais: ‘E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida’ (Gn 2:8, 9). O próprio Criador disse qual é o melhor regime alimentar para o ser humano, e finalmente acrescentou: ‘Eis que era muito bom’.” (Silas Santos)