domingo, julho 18, 2010

Autoridades banem anúncio considerado machista

Um anúncio mostrando a atriz Pamela Anderson de biquíni e com o corpo riscado, em alusão às figuras mostradas em açougues para exibir cortes de carnes de gado bovino, foi banido pela comissão responsável pela distribuição de anúncios na TV e cinema de Montreal. As informações são do jornal londrino Daily Mail. Segundo o jornal, os canadenses consideraram a propaganda da organização de defesa dos animais People for the Ethical Treatment of Animals (Peta) machista. Pamela disse estar chocada com o banimento. Já o vice-presidente da Peta Dan Matthews disse que as autoridades canadenses estavam confundindo um anúncio sexy com sexista. A peça mostra uma foto da atriz e a legenda “Todos os animais têm as mesmas partes. Tenha um coração. Seja vegetariano”.

(Terra)

Nota: Embora a causa seja nobre, não concordo com as campanhas apelativas da Peta que frequentemente envolvem nudismo e sensualismo. Mas uma coisa é certa: as autoridades canadenses foram bem parciais. Não é de hoje que marcas e empresas se valem do sensualismo para chamar a atenção do consumidor; e também não é de hoje que a mulher é “machistamente” associada a produtos como cerveja e automóveis. Só que, quando o assunto envolve o paladar e o estômago, parece que alguns se sentem mais ofendidos... Ah, se os animais pudessem opinar a respeito![MB]


Enquanto isso, na Coreia do Sul, ativistas dos direitos dos animais se confinaram em jaulas em campanha contra o hábito cultural de Seungnam, sul de Seul, de comer carne de cachorro. Alguns sul-coreanos costumam comer carne de cachorro no dia 19 julho, acreditando que aumenta a virilidade e ajuda a aguentar o calor do verão. Quanto barbarismo!