sexta-feira, julho 16, 2010

Encontrada teia de aranha mais antiga do mundo

A teia de aranha mais antiga do mundo foi encontrada em um pedaço pré-histórico de âmbar, disse um cientista britânico nesta segunda-feira, 15. O paleobiólogo Martin Brasier, da Universidade Oxford, disse que a teia de 140 milhões de anos [na cronologia evolucionista] prova que os aracnídeos já teciam suas teias durante a época dos dinossauros. Ele também disse que as linhas se ligavam em um padrão aproximadamente circular, familiar para jardineiros de todo o mundo. "Você pode ligar detalhes entre essa teia e as teias que encontro em meu jardim", disse Brasier. A teia foi encontrada em um pequeno pedaço de âmbar, descoberto por um caçador de fósseis amador nas praias da Inglaterra há cerca de dois anos, disse. Um microscópio revelou a existência de minúsculos fios de 1 milímetro de comprimento no meio de seiva e vegetais fossilizados.

Embora não tão dramático quanto uma teia completamente preservada, os minúsculos fios mostram que as aranhas já faziam teias em círculos na pré-história, de acordo com Simon Braddy, da Universidade de Bristol. "Não é uma surpreendente, perfeita teia", disse Braddy. "Mas isso parece confirmar que as aranhas faziam teias no início do Cretáceo."

O especialista em aranhas acredita que as teias tenham sido desenvolvidas ainda antes, mas matériais delicados como esse raramente deixam qualquer traço.

(Estadão.com.br)

Nota: É interessante notar como a complexidade está presente desde sempre na história dos seres vivos. A teia é uma maravilha da engenharia (clique aqui para confirmar) e a aranha já a produzia na chamada "pré-história", do mesmo jeito que hoje em dia.[MB]