quarta-feira, julho 28, 2010

Lembre-se dos seus primeiros líderes espirituais

“Lembre-se dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como viveram e morreram e imitem a fé que tinham” (Hb 13:7, BLH). Esse texto do livro de Hebreus nos convida a não nos esquecermos dos grandes líderes espirituais do passado (pastores, pregadores, anciãos, diáconos, etc.). Na verdade, ter contato com esses gigantes da fé é saudável e inspirador para as novas gerações. O ímpeto de fazer coisas para Deus e a correria dos tempos modernos às vezes nos impedem de ver que a sabedoria deve nortear nossas ações – e quem melhor do que os líderes do passado para partilhar conosco anos de experiência acumulados?

Hoje à tarde, aproveitamos [Evandro, Marli, Thamires, Débora e Michelson] uma folga do mestrado para visitar dois pioneiros do adventismo em nosso país: os nonagenários pastores Sesóstris Cesar Souza (95 anos, foto acima) e Geraldo Marski (96). Quando chegamos à casa do pastor Sesóstris, em Hortolândia, SP, ele nos disse que estava voltando do sepultamento de um amigo de 65 anos. Sentamo-nos na sala de estar com retratos de família e livros na estante e ouvimos histórias interessantes como a da Bíblia impressa em 1894, em Portugal, e que havia sido do pai do pastor. Ele nos mostrou a Bíblia e nos contou de sua conversão aos 20 e poucos anos de idade, quando trabalhava num cinema, no Rio de Janeiro.

Para mim [Evandro], o pastor Sesóstris sempre foi uma inspiração. Eu o via frequentemente quando visitava minha namorada Marli (hoje esposa) que morava na casa dele. Sempre que o visitava aprendia lições espirituais que me influenciavam positivamente.

Tive o privilégio de acompanhar e aprender com o pastor Sesóstris em suas semanas de oração e programas de fim de semana, quando ele falava sobre os eventos finais. Diversas vezes o vi orando e lendo a Bíblia (a qual já leu mais de 44 vezes).

Sempre que me hospedei em sua casa tive o privilégio de participar do culto familiar da manhã e da tarde (rigorosamente praticado em seu lar).

O pastor Sesóstris gosta de contar histórias e hoje à tarde não foi diferente. Além disso, ele nos convidou para o culto de gratidão que fará no dia 15 de agosto para agradecer a Deus seus 95 anos de idade. Nesse, culto seu propósito é entregar um de seus livros (Anjos Sua Presença e Atuação na Vida Humana - CPB) para cada amigo que não pertence à igreja adventista. A idade pode trazer limitações físicas, mas não limita a empolgação missionária desse homem. Que exemplo! Mais uma vez pensei: “Senhor, que eu possa imitar o exemplo dele. Sempre atencioso, espiritual e empolgado com a missão.”

Depois da conversa, fiz [Evandro] uma oração e nos despedimos.


Na casa do pastor Geraldo (foto abaixo), também em Hortolândia, encontramos as típicas e divertidas placas afixadas na cerca e no portão de entrada: “Cuidado, pastor alemão!”, “A vocês da limpeza pública, um abraço do vovô Geraldo e que as bênçãos de Deus sejam convosco e com vossos familiares”, “Aqui mora um velho feliz”. Infelizmente, quando entramos no quarto dele, o encontramos deitado na cama e com a memória comprometida. Falei meu nome [Michelson], mas ele não se recordou – embora tenha perguntado pela Casa Publicadora Brasileira. Cantamos o hino “Mansão sobre o monte” e ele nos acompanhou apenas movendo os lábios. Depois fiz [Michelson] uma oração, e a emoção tomou conta de todos quando o pastor Geraldo elevou também uma prece por nós e agradeceu a Deus a visita.

Fiquei [Evandro] emocionado quando durante a oração ele agradeceu a Deus o privilégio da visita e proferiu uma bênção para todos nós, em especial para minha filha Thamires (de um ano e oito meses): “Senhor, abençoe a menina loirinha...” Isso me emocionou. Homem de Deus! Mesmo no leito da enfermidade não esquece da missão e de agradecer a Deus.

Foi uma tarde realmente inspiradora. Fomos visitar e levar ânimo a esses gigantes de Deus, mas foi nossa fé que saiu agigantada.

(Michelson Borges e Evandro Fávero)


Leia também: “O homem centenário”, “Uma tarde especial” e "Experimente Jesus"