quarta-feira, julho 07, 2010

Missão Malásia: curiosidades

Viagem: ao lado está uma rota bem simplificada de nosso destino (clique na imagem para ampliar). Partimos na segunda dia 5/07 num vôo direto de (1) São Paulo para (2) Amsterdã/Holanda (12h) e de lá trocamos de avião direto para (3) Hong Kong/China (+12h). Partimos na sequência para (4) Kuala Lumpur/Malásia (capital) e por fim (5) Kota Kinabalu/Sabah (ponto de pregação). Foram mais de 30 horas de voo em quatro aviões diferentes. Uma passagem direta SP-Malásia certamente custaria perto do dobro e esta foi a opção mais barata pesquisada pelo grupo. O fuso horário foi um pequeno desafio neste caso: o dia virou noite.

Pregação: serão 19 sermões pregados em inglês e com tradução para o malaio. Os ppts disponibilizados pelo Sharehim já possuem sincronização. Ou seja, enquanto prego e leio na minha tela em inglês, no telão são projetados os versos e ilustrações em malaio (bahasa). Recebemos também um filme sobre a vida de Jesus dublado em malaio para os momentos iniciais.

Idioma: nunca precisei de tradução para pregar e a única experiência que tenho foi o teste de seleção realizado pelo Pr. Wolter. Tive que elaborar um sermão simples de 5-7 min. Em inglês, enquanto ele me traduzia em alemão perante o grupo de candidatos. Esperar para falar é um desafio para quem fala demais como eu.

Preparo: a preocupação inicial é a saúde. As diferenças na alimentação, água, ar, podem facilmente causar náuseas, infecções, diarreias e dores de cabeça em viagens deste tipo. Recebemos recomendações específicas de missionários e pastores experientes, sobre remédios essenciais para a Ásia e hoje gastei por volta de R$ 100,00 na farmácia. É exigida a vacina de febre amarela e a carteira internacional de vacinação (Anvisa).

Bagagem: só conseguimos a liberação padrão de 23 kg para despachar, o que implica em alta economia nas roupas e equipamentos. Estou levando diversas lembranças do Brasil para eles (bandeiras, chaveiros, camisetas, bonés, etc.), pois sempre ocorre troca de presentes significativos entre missionários.

Custos: o Sharehim disponibiliza U$ 1.250 para auxiliar na compra das passagens, mas o restante e toda a estadia e preparo é por conta dos missionários. Fiquei impressionado com a disposição de doadores para este tipo de missão e fica aqui novamente meu muito obrigado a todos que patrocinaram este projeto.

Existe muito para compartilhar, mas atualizarei aos poucos. Quero falar sobre a diferença de pregar para um paradigma cultural e social completamente oposto ao nosso. As necessidades espirituais básicas do ser são as mesmas, porém, a maneira de comunicar respostas é um tremendo desafio.

Que estes posts motivem você. Que o Espírito sopre como em Atos dos Apóstolos e que haja arrependimento e salvação para o reino dEle. Graça e paz,

(Felipe Tonasso)

Leia também: “Missão Malásia”