sexta-feira, julho 09, 2010

Missão Malásia: treinamento

"Pray, ask for the Holy Spirit and preach passionately" (Ore, peça o Espírito Santo e pregue apaixonadamente). Essas foram as três dicas finais que ouvimos no treinamento de hoje na igreja central de Kota Kinabalu. Nada pode ser mais importante do que a dependência plena do poder de Deus e para isso ore e ore muito mais do que imagine precisar. Nos encontramos com os pastores locais responsáveis por conduzir cada um dos missionários e recebemos instruções a respeito da campanha, agenda diária, prioridades, entre outros avisos importantes. O Pr. Balud (presidente da Missão de Sabah) nos instruiu rapidamente a respeito de gestos e maneiras politicamente educadas de se relacionar com os malaios.

Dentre as dicas destaco duas coisas simples: ao cumprimentar, geralmente os homens não gostam de ser abraçados e as mulheres nem pensar. Um simples aperto de mão é suficiente, desde que seja olhando nos olhos. Outra coisa interessante é que ao pregar, não é educado utilizar qualquer dedo que não seja o dedo polegar, para apontar o céu, a terra, a Bíblia e as pessoas.

É estranho utilizar o polegar para isso, tente imaginar. Mas é assim que se comporta educadamente por aqui ao falar em público. Aprendemos também algumas expressões usuais em malaio como "Deus abençoe" e "Como vai?", mas quase toda igreja possui seu próprio dialeto. Alguns dos meus colegas precisarão usar terno e gravata, pois alguns membros aqui são bem tradicionais nesse quesito. Eu ainda não sei os costumes de minha igreja. O pastor responsável por minha campanha não apareceu hoje e ainda não conheço meu tradutor também.

Teremos dificuldade no café da manhã do hotel, pois servem macarrão e alimentos que ainda não identificamos. Hoje cambiamos dinheiro e fizemos compras ocidentais para garantir (pão, queijo, suco, biscoito) e descobri que a batata pringles custa apenas R$ 3 por aqui (encomendas? rs).

Por hoje é isso, amanhã temos reunião às 10 da manhã e preparo de sermões. Pregaremos três vezes em 24 horas e confesso que é muita adaptação para pouco tempo. Vou descansar, acabei de comer um prato malaio com peixe, arroz e legumes. Sinto que quando voltar ao Brasil não verei China in Box por um longo tempo. ;)

Hora local 19h40, bom dia para vocês do outro lado. Graça e paz,

(Felipe Tonasso)

Saiba mais sobre a Missão Malásia. Clique aqui e aqui. Leia o relato do professor Wolter aqui.

Que tal ser você também um missionário? Clique aqui para saber mais ou ligue para o Serviço Voluntário Adventista (SVA): (61)3701-1818.