sexta-feira, julho 30, 2010

Pegadas fósseis alimentam imaginação evolucionista

Répteis foram as primeiras criaturas a avançar pelo interior dos continentes. Essa ideia é confirmada pelas mais antigas pegadas de répteis já encontradas, de cerca de 318 milhões de anos atrás [segundo a cronologia evolucionista]. As pegadas foram descobertas nas colinas da baía de Fundy, em New Brunwick, no leste do Canadá, por Howard Falcon-Lang, da Universidade de Londres, e colegas. Com cerca de cinco centímetros, as pegadas de cinco dedos foram feitas por criaturas parecidas com lagartos. "Descobri por acidente, quando tropecei por ali", diz Falcon-Lang. Centenas de pegadas incríveis pertencentes a pelo menos três diferentes tipos de répteis foram preservadas no local, todos em sedimentos que estavam a uma distância de mais de 500 quilômetros do litoral, em parte seca na época, dentro do supercontinente Pangeia. Isso faz delas o mais antigo exemplo de criaturas vivendo no duro ambiente seco do interior continental.

Anfíbios foram as primeiras criaturas a conseguir viver na terra, aparecendo pelas praias entre 400 e 360 milhões de anos atrás [idem]. Mas eles nunca se aventuraram longe da costa, já que precisavam botar seus ovos na água. Répteis, com seus ovos de casca dura e melhor protegida, não enfrentavam essa dificuldade.

"Talvez as florestas pantanosas do litoral estivessem se tornando populosas demais, e o interior continental fosse um espaço vazio apenas esperando para ser preenchido pelos pioneiros répteis", diz Falcon-Lang.

A pesquisa foi publicada no periódico Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology.

(Folha.com)

Nota: Note que as pegadas são perfeitamente identificadas como sendo de répteis que têm cinco dedos perfeitamente formados; pegadas de proto-seja-lá-o-que-for nunca foram enontradas. Além disso, as pegadas foram encontradas onde se crê que no passado tenha sido uma região seca distante do litoral. Para serem fossilizadas, pegadas têm que ser impressas na lama e rapidamente cobertas por mais lama, a fim de que sejam preservadas. Que tipo de inundação continental foi essa? Conjecturas por conjecturas, fico com o modelo diluvianista, bem mais coerente com os fatos.[MB]