sexta-feira, agosto 06, 2010

Churchill censurou relatório sobre OVNI para evitar pânico

O registro da suposta observação de um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) por tripulantes de um avião militar britânico durante a Segunda Guerra Mundial foi mantido em segredo por determinação do então primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill, que acreditava que o relato poderia causar pânico na população. A história foi revelada por documentos do Ministério da Defesa da Grã-Bretanha divulgados nesta quinta-feira pelos Arquivos Nacionais do país. Segundo os relatos, Churchill determinou que o registro sobre a suposta aparição do objeto voador não identificado permanecesse secreto por 50 anos.

“Churchill acreditava que a divulgação do ocorrido poderia criar pânico em massa e abalar as crenças religiosas”, afirmou Nick Pope, ex-investigador do Ministério da Defesa britânico especializado em OVNIs.

Os arquivos também mostram que, nos anos 1950, o governo britânico levava a questão tão a sério que chegou a reunir chefes dos serviços de inteligência para discutir relatos sobre a presença de OVNIs em seu espaço aéreo.

Segundo Pope, a maior parte da documentação referente às supostas aparições de objetos não identificados no período foi destruída. Sabe-se, porém, que o governo britânico chegou a pedir relatórios semanais sobre os registros de aparições ao comitê de especialistas em inteligência encarregados de investigações nas áreas de segurança, defesa e assuntos internacionais.

A documentação divulgada nesta quinta-feira é a mais recente série de arquivos liberada ao público como parte de uma parceria de três anos entre o Ministério da Defesa e os Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha.

Os documentos incluem um trecho do chamado Livro Vermelho - relato semanal realizado por serviços de inteligência - que diz que não foram encontradas explicações para quatro aparições de objetos não identificados registradas por radares da aeronáutica britânica.

Entre as mais de 5 mil páginas dos arquivos, está também o relato de um piloto que diz que seu Boeing 737 quase colidiu com um objeto não identificado quando se preparava para pousar no aeroporto de Manchester em 1995.

Entre outros registros, há ainda o caso da equipe de resgate acionada para investigar um OVNI que supostamente teria colidido nas montanhas de Berwyn, no País de Gales, em 1974.

O arquivo inclui também o filme em que um suposto “homem do espaço” é flagrado durante os registros de testes para o lançamento de um míssil, em 1964.

Os relatos sobre a aparição dos OVNIs atingiram o auge em 1996 - ano em que a série Arquivo X, sobre aparições de extraterrestres, tinha grande popularidade na TV britânica. Naquele ano, os arquivos registram 600 supostas aparições de objetos não identificados, em comparação com a média anual de 240 registrada nos cinco anos anteriores.

A documentação também mostra que o setor responsável pelo registro das aparições no Ministério da Defesa recebeu, em 1996, 343 cartas do público e 22 questionamentos de parlamentares referentes a aparições de OVNIs.

Segundo o consultor especializado em OVNIs dos Arquivos Nacionais, David Clarke, os documentos vieram a público por atrair grande interesse da população. “Os OVNIs são o terceiro assunto mais mencionado nos pedidos para acesso a documentos do Ministério da Defesa”, diz ele.

O material está disponível no site dos Arquivos Nacionais britânicos, no endereço http://ufos.nationalarchives.gov.uk

(Inovação Tecnológica)

Nota: Não creio ser por acaso que os relatos de avistamentos de OVNIS tenham aumentando nos últimos anos (e que esses relatórios britânicos tenham vindo a público justamente agora), assim como também não creio que seja coincidência o aumento do número de terremotos registrados, de guerras em andamento, de pessoas famintas, de epidemias e de injustiças sociais. A intensidade e a frequência dessas coisas as classificam como sinais da volta de Jesus, clara e especificamente preditos pela Bíblia. No caso dos OVNIs, na década de 1990, o então apresentador do programa Está Escrito, pastor George Vandeman, já os chamava de “brinquedos do anjo caído”. Esses “ETs” não vieram do espaço em naves intergaláticas. Eles estão aqui há milênios e tudo o querem com essa “brincadeira ilusionista” é desviar o foco das pessoas daquilo que mais importa: a salvação e o encontro com Jesus.[MB]

Leia também: "Extraterrestres existem"