terça-feira, agosto 03, 2010

Para melhor servir


Talvez mais do que qualquer outra área do conhecimento, a teologia bíblica nos motiva a imitar o Modelo em lugar de apenas e tão-somente acumular conhecimento. Jesus, quando esteve aqui na Terra, desenvolveu um ministério tripartite: curou, ensinou e pregou (Mt 9:35). Quem quiser segui-Lo, tem que andar como Ele andou (1Jo 2:6). Nos últimos cinco anos, minhas férias de julho foram dedicadas ao mestrado em Teologia, no Unasp, em Engenheiro Coelho, SP. Foram milhares e milhares de páginas lidas, horas de pesquisa e momentos de rica troca de experiências com pastores de todas as partes do Brasil e mesmo do exterior. Mas posso dizer que o legado mais importante que recebemos dos professores foram a capacitação e a motivação para o cumprimento da missão expressa em Marcos 16:15.

Os dias 30 e 31 de julho ficarão guardados na memória, pois foram a culminação de um sonho havia muito acalentado. No mesmo mês, completei o curso de Estudos em Religião, no Unasp (cujas matérias cursei nos últimos três anos, em janeiro e maio), e o mestrado em Teologia, na mesma instituição. Foi uma verdadeira imersão fascinante no mundo daquela que já foi considerada (e para mim ainda é, como foi para Tomás de Aquino) a rainha das ciências. Se já amava e admirava a Palavra de Deus, passei a respeitá-la ainda mais, com renovado interesse em me aprofundar cada dia mais em seu conteúdo inspirado – conteúdo que, se devidamente compreendido e assimilado, nos convida a curar (os doentes do pecado), ensinar (as verdades que transformam e dão sentido à vida) e a pregar (a Jesus crucificado).

No culto de ação de graças de sexta-feira à noite (dia 30), o Dr. Alberto Timm, reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (Salt), falou sobre a importância da gratidão a Deus e enfatizou que o pastor deve se aperfeiçoar para melhor servir à igreja e ao semelhante. Conforme registrou em seu blog o pastor Evandro Fávero, para o Dr. Timm, “o conhecimento não deve ser um fim em si mesmo, nem tampouco um trampolim para conseguir melhores posições. Ao contrário, o estudante deve ‘se preparar ao máximo e esperar o mínimo para não se frustrar’”.

No culto de consagração, sábado de manhã (31), a mensagem foi apresenta pelo pastor Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista na América do Sul. Duas palavras pontuaram seu sermão: comunhão e missão. Depois de ler Atos 1:8, ele disse: “Somos tão incapazes de cumprir a missão quanto os primeiros discípulos foram incapazes para começá-la, mas podemos fazer tanto quanto eles [que levaram o evangelho a todo o mundo da época], com o poder do Espírito Santo.” E completou: “Não sejam somente cristãos, sejam também missionários. Que possamos avançar em comunhão e missão para ver Cristo voltar em nossa geração.”

A cerimônia de colação de grau foi realizada à noite, tendo como paraninfo o Dr. Elias Brasil, diretor do curso de Teologia do Salt, na Bahia. Em seu discurso, ele enfatizou três fundamentos da verdadeira teologia: (1) ela deve estar fundamentada na Bíblia, (2) deve ser comprometida com o serviço ao povo de Deus, e (3) deve estar comprometida com a missão. Ele destacou ainda que “o conhecimento teórico e prático deve ser instrumentalizado para pregar a Cristo e alcançar os perdidos”. Além disso, falou que “o obreiro de Deus deve ser livre de mediocridade, mais interessado em cicatrizes do que em medalhas”.

No fim dessa jornada de cinco anos, quero expressar minha gratidão a Deus, por ter me permitido realizar esse sonho; à Casa Publicadora Brasileira, pelo apoio e incentivo indispensáveis; a minha esposa (foto ao lado, com o Mikhael no ventre) e minhas filhas, que tiveram paciência para dividir o esposo e pai com os livros; aos meus pais, irmãs, sobrinhos e cunhados (foto abaixo), que torceram de longe (SC) e estiveram presentes na formatura; e aos muitos amigos pastores com os quais compartilhei alegrias, sonhos e ansiedades. Vocês foram muito especiais e o bom de tudo isso é que nossa amizade durará para sempre.

Cinco anos atrás, escrevi um texto sobre o privilégio que Deus estava me concedendo (leia aqui). Hoje escrevo para agradecer e renovar meu propósito de seguir os passos do Mestre dos mestres, cuja maior lição foi a de que a vida só tem sentido quando é dedicada ao serviço em favor do semelhante.

Michelson Borges

Leia também: "Experiências num internato adventista" e "Salt forma sétima turma de mestrado em Teologia"