terça-feira, setembro 28, 2010

Titã, assim como Marte, não suportaria vida

Titã, uma das luas de Saturno, é a única lua do planeta solar com atmosfera, dez vezes mais densa que a atmosfera da Terra. Cinco anos atrás, a missão Cassini–Huygens para Saturno, uma colaboração entre a Agência Espacial Europeia e a NASA, mandou uma sonda através da atmosfera daquela lua, que revelou paisagens que incluem montes, vales e lagos. Seriam estes últimos formados por água? Um pesquisador da missão, Akiva Bar-Nun, da Universidade de Tel Aviv, determinou a composição desses lagos. Levando em consideração os componentes químicos da atmosfera de Titã, ele demonstrou que os lagos não são compostos por água, mas por hidrocarbonetos líquidos, como etano e metano, que também são encontrados na Terra em reservas de petróleo e gás. Sua análise aprofundada da composição química da atmosfera de Titã e seus lagos foi publicada recentemente no Journal of Geophysical Research – Planets. "A atmosfera de Titã é única e não inclui nitrogênio e oxigênio como a da Terra, mas nitrogênio e metano", diz Bar-Nun. A irradiação solar na atmosfera da lua de Saturno produz uma variedade de gases hidrocarbonetos, que são condensados e caem na superfície. Uma vez que atingem a superfície fria de Titã eles liquifazem, transformam-se em chuva e se acumulam em lagos. "Mas você não ia querer dar um mergulho neles nas férias de verão", afirma o cientista, em tom de brincadeira.

A irradiação solar mais esses hidrocarbonetos na atmosfera produzem minúsculos glóbulos de polímeros, ou aerossóis, que dão a Titã seu famoso brilho laranja. Os processos químicos em Titã são diferentes dos que ocorrem na Terra porque no ar de lá não há vapor de água – por isso seus lagos não têm água. Isso faz desmoronar as alegações frequentes de que Titã poderia ser um laboratório para saber como surgiu a vida na Terra.

(Época)

Nota: Por muito tempo se alardeou que Marte e mesmo Titã poderiam ter formas de vida, numa busca desesperada por evidências de que a vida, afinal de contas, poderia surgir em algum lugar fora da Terra. Depois de muitos artigos sensacionalistas, capas de revistas, livros e até filmes, percebeu-se que tudo não passava de ilusão. A menos que existam seres com fisiologia e metabolismo totalmente diferentes dos daqueles que habitam a Terra (e absolutamente nada indica que isso seja um fato), com exceção de nosso planeta projetado para acolher vida, nosso sistema solar é um local inóspito. Mas isso não significa que não possa existir vida inteligente em outros planetas alhures (leia aqui).[MB]

Leia também: "Busca por ETs: que ciência é essa?"