sexta-feira, novembro 12, 2010

Aprender a ler altera as redes neuronais do cérebro

O aprendizado da leitura altera redes no cérebro, interligando áreas de visão e fala e ativando zonas menos usadas. E a melhor resposta dos neurônios acontece tanto naqueles alfabetizados na infância quando na idade adulta. Esta foi a conclusão de um estudo feito por pesquisadores internacionais, com a participação da Rede Sarah, publicado na revista Science desta semana. “Percebemos que uma área ativada por analfabetos ao ver faces e objetos do hemisfério esquerdo do cérebro era usada pelos que sabiam ler para reconhecer letras. A área da fala também teve sua resposta aumentada, mostrando ligação entre elas. E ao ver faces, os alfabetizados ainda ativavam a mesma área correspondente à visão do lado direito do cérebro”, explica Lucia Willadino Braga, coordenadora do estudo e pesquisadora do Centro Internacional de Neurociências da Rede Sarah.

Assim, não é que o cérebro se modifique ao aprender a leitura, mas ele passa a fazer novas ligações e a usar áreas antes negligenciadas ou com funções diferentes. O estudo mediu, através de ressonância magnética funcional, a atividade cerebral de 63 adultos voluntários com níveis variados de alfabetização, enquanto uma bateria de estímulos lhes era apresentadas como frases faladas e escritas, palavras e falsas palavras faladas, rostos, casas, objetos e tabuleiros. Eram 10 analfabetos, 22 pessoas alfabetizadas na idade adulta e 31 pessoas escolarizadas desde a infância. A pesquisa foi realizada simultaneamente com portugueses e brasileiros.

A leitura aumenta as respostas à linguagem falada no córtex auditivo, em uma área relacionada à codificação dos fonemas. Esse resultado corresponde à constatação de que os analfabetos não conseguem realizar jogos de linguagem, tais como a deleção do primeiro som de uma palavra (Banana → anana).

A pesquisa também mostrou a comunicação bidirecional entre as redes da linguagem falada e escrita: para um bom leitor, ver uma frase escrita ativa a totalidade das áreas da linguagem falada e, ao escutar uma palavra falada, a pessoa tem reativado rapidamente o seu código ortográfico nas áreas visuais. Nos indivíduos que não aprenderam a ler, o tratamento da linguagem é menos flexível e estritamente limitado à modalidade auditiva.
Segundo Braga, a diferença entre os que aprenderam a ler na infância e aqueles alfabetizados na fase adulta é que os primeiros possuem mais redes e, por treino de leitura, conseguem ler mais palavras por minuto. “Quanto mais estimulado pela leitura, mais complexas são as redes neurais”, conta.
A neurocientista ainda ressalta que a maioria das pesquisas com ressonância magnética funcional é realizada com cérebro educado e que sua organização, na ausência de educação, constitui um território amplamente inexplorado.

(UOL Notícias)

Nota: Interessante é que todo o potencial/aparato linguístico está presente no cérebro do analfabeto, esperando apenas ser “ligado”. Perguntar não ofende: O que “surgiu” primeiro, essa rede neuronal intrincada que é acionada quando lemos ou foi a leitura? Se foi a rede, de que serviria antes da invenção da escrita? Se foi a escrita, de que serviria sem a capacidade de decodificação?[MB]