domingo, novembro 28, 2010

Ateus fazem campanha para celebrar “mito do Natal”

A organização American Atheists, fundada em 1963, está gerando polêmica com uma campanha de Natal neste ano. Na entrada do Lincoln Tunnel, que liga o estado de New Jersey com a cidade de Nova York, foi colocado um outdoor com a imagem de um presépio que diz: “Você sabe que é um mito. Nesse fim de ano, celebre a razão”. Milhares de pessoas passam pelo local todos os dias. Como era esperado, a mensagem causou polêmica. Em uma reportagem da rede Fox fica clara a indignação dos cristãos que consideram a imagem “traiçoeira”, pois à primeira vista seria apenas uma das muitas mensagens de Natal espalhadas pelo país. A organização ateísta pagou 20 mil dólares para exibir essa mensagem no outdoor durante um mês. Os representantes da American Atheists dizem que seu objetivo não é “converter” cristãos, mas sim estimular aqueles que não creem a admitirem isso publicamente. Os motoristas entrevistados divergem. Alguns encaram com naturalidade, enquanto outros mostram descontentamento. Um dos entrevistados declarou: “Natal é um tempo para a família, a união e a esperança. O que eles [ateus] estão fazendo está errado. Errado.”

A rede Fox News afirma que a empresa que aluga o espaço dos outdoors ofereceu um outdoor do outro lado da rua para que organizações cristãs divulgassem uma mensagem contrária, mas não encontrou interessados.

(Pavablog)

Nota: Quando amigos ateus me perguntam por que critico o ateísmo neste blog, digo que minha “cruzada” é contra o ateísmo fundamentalista do tipo do Richard Dawkins et caterva, que reclama da doutrinação religiosa, mas organiza acampamentos para doutrinar crianças no ateísmo; se irritam com a “panfletagem” cristã, mas espalham mensagens como essa do outdoor em New Jersey (à semelhança do que já foi feito na Inglaterra). Não é de hoje, portanto, que esses ateus fanáticos se valem de campanhas apelativas e desrespeitosas para atacar os que creem. Por isso, mais do que nunca, é necessário apresentar a fé racional mantida por muitos dos cristãos que, à semelhança dos pais da ciência – como Newton, Galileu e Copérnico –, se valem de duas importantes lentes para compreender a realidade: a teologia e o método científico.[MB]