terça-feira, novembro 23, 2010

A evolução planejada do Super Mário

E se personagens de videogames evoluíssem como seres vivos, sobrevivendo e se reproduzindo somente os que sabem “jogar” melhor? A reposta está no projeto “The Mario Genome” (O genoma do Mário), em que vários “espécimes” de Mário tentam passar sozinhos de uma fase, sem qualquer comando do usuário [mas quem programou os Mários?]. Para isso, os controles de cada Mário são definidos por computador e “evoluem” usando um algoritmo genético, que reproduz a mesma lógica proposta por Darwin para a seleção natural. O desafio do Mário é passar de uma fase simples e curta, mas com algumas alternativas de trajeto - a mais difícil de acertar é também a mais rápida, assim como a mais fácil é extremamente demorada. Para chegar ao fim da fase cada Mário é programado [programado?] com um “DNA” que diz que movimentos ele deve fazer, gerando um “genoma” para o personagem do videogame.

No início da simulação, mil Mários iniciam o jogo, se movendo aleatoriamente pela tela. Os 500 com pior resultado são extintos e os 500 restantes se reproduzem para ocupar as vagas, repassando seus genes (os comandos programados [programados?]) com pequenas variações aleatórias. Então, o processo de seleção e reprodução se repete sucessivamente para cada nova população, de maneira análoga à evolução das espécies na natureza.

Os resultados da simulação foram publicados pelo programador Oddball: depois de 19 35 gerações os Mários já conseguiam terminar a fase sozinhos. Para conseguir o menor tempo matematicamente possível, foram necessárias 7.705 iterações do algoritmo. O resultado final é o genoma do Mário: um banco de dados de “DNA” que melhor se adaptaram ao desafio de passar da fase. [...]