sexta-feira, novembro 26, 2010

Israelenses e palestinos se unem para explorar Mar Morto

A lama e o sedimento do Mar Morto podem estar escondendo objetos com 500 mil anos de idade e de grande valor arqueológico e geológico - alguns dos quais forneceriam novas abordagens sobre a mudança climática contemporânea. O projeto de investigação, conduzido pelos cientistas israelenses Zvi Ben-Avraham e Mordechai Stein, recebeu aprovação para ser levado adiante somente neste ano. Apresentado uma década atrás, o projeto foi adiado várias vezes devido ao conflito político entre Israel e a Palestina, que agora formam parceria com outros quatro países - incluindo a Jordânia - para tornar o estudo científico viável. A maior parte dos sedimentos do Mar Morto permanece intacta. Isso ocorre porque o rio Jordão é o único a despejar suas águas e nenhum outro desemboca no local. Essas características permitem aos cientistas analisar e determinar a época e o tipo de clima predominante em certos períodos da história.

As camadas também podem mostrar possíveis ocorrências de terremotos descritos em textos bíblicos e elucidar os fluxos migratórios humanos. Com custo estimado em US$ 2,5 milhões, o projeto deve se estender por 40 dias. Os trabalhadores vão participar das escavações, revezando-se em escalas de 12 horas contínuas. Posteriormente, camadas do solo serão retiradas e enviadas para a Universidade de Bremen, na Alemanha, para serem refrigeradas e preparadas para estudos posteriores.

(Folha.com)

Nota: Espero sinceramente duas coisas dessa pesquisa: (1) que ela sirva de exemplo de que é possível a paz entre povos tidos como rivais; que eles podem trabalhar pelo bem comum e deixar de lado as diferenças; e (2) que possamos ter muitas boas surpresas do ponto de vista da arqueologia bíblica em decorrência dessa pesquisa. De qualquer forma, os 2,5 milhões serão bem empregados.[MB]