terça-feira, novembro 09, 2010

Mais semelhanças entre homens modernos e neandertais

Os cérebros do homem de Neandertal e do homem moderno, similares no nascimento, divergem em seu desenvolvimento a partir do primeiro ano de vida, segundo um estudo conduzido na Alemanha e publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos. Os cérebros dos recém-nascidos humanos e do homem de Neandertal têm quase o mesmo tamanho e parecem idênticos, segundo essa pesquisa publicada na revista americana Current Biology. Mas é após o nascimento, e sobretudo durante o primeiro ano de vida, que o cérebro do homem de Neandertal, extinto há cerca de 28 mil anos [segundo a cronologia evolucionista] por razões desconhecidas, e o do Homo sapiens se diferenciam. A descoberta é baseada em comparações de impressões virtuais, em diferentes idades de desenvolvimento, de circunvoluções cerebrais e estruturas vizinhas do interior dos crânios fossilizados de homens modernos e de Neandertal, incluindo os de recém-nascidos.

As diferenças observadas cedo no desenvolvimento do cérebro refletem provavelmente mudanças nos circuitos e conexões cerebrais, explica Philipp Gunz, do Instituto Max Planck de Antropologia da Evolução na Alemanha, principal autor do estudo. É, na verdade, a organização interna do cérebro que conta mais para as capacidades cognitivas, acrescenta.

"No homem moderno, as conexões entre as diversas regiões do cérebro são estabelecidas durante o primeiro ano de vida e são importantes para um grau avançado de socialização, emoção e funções de comunicação", expôs o pesquisador em uma entrevista à AFP.

improvável que o homem de Neandertal percebesse o mundo da mesma forma que nós percebemos", acrescentou, destacando, no entanto, que nossos primos de evolução não eram burros.

"Eram caçadores sofisticados, altamente especializados. Por isso, é improvável que os homens de Neandertal fossem totalmente privados de linguagem, apesar de ignorarmos o grau de sofisticação dessa capacidade", acrescentou o pesquisador.

(UOL Notícias)

Nota: Com tantas improbabilidades, admira que haja pessoas que deem crédito a essas especulações. Com base em fósseis, antropólogos parecem conhecer tanto de neurofisiologia quanto os neurologistas que estudam cérebros reais (não virtuais). Quando vão admitir, diante de tantas similaridades, que neandertais eram simplesmente humanos? (Pior que isso, só mesmo a pesquisa que afirma que o neandertal era mais promíscuo que o homem moderno pelo fato de ter o dedo anelar mais longo!)[MB]

Leia também: "Minha avó era uma mulher perfeita" e "Humanos tiveram filhos com neandertais"